Naves do Conhecimento e Museu recebem legado olímpico e paralímpico e lançam vídeo 360º

wp_20161201_007A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) apresenta, nesta terça-feira (20/dez), às 10h, os legados olímpicos e paralímpicos doados pela Rio 2016 e pela Comitê Paralímpico para o acervo da Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica, no Engenho de Dentro, local do evento. Na ocasião, a SECT, em parceria com a empresa Uview 360, vai lançar o vídeo 360º sobre o museu, mostrando suas instalações, acervo e a proposta pedagógica da instituição inaugurada em julho deste ano e que já recebeu mais de 30 mil visitas, se transformando no principal legado tecnológico dos dois dos maiores eventos mundiais.
A Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica recebe os aros olímpicos e os agitos paralímpicos que ficaram expostos na Praia de Copacabana durante os dois eventos esportivos, realizados em agosto e setembro deste ano. Agora eles estão na Praça do Trem, instalados em frente à Nave e ao Museu para visitação pública. O Comitê Paralímpico doou ainda para o acervo do Museu vários painéis artísticos, as bandeiras dos países participantes, a placa de agradecimento pela realização das competições e réplicas das bandeiras handover, repassadas pelo representante do país que realizou a Paralimpíada para o que irá realiza-la.
Com ambientes interativos de alta tecnologia, a Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica foi inaugurada em 5 de julho de 2016 e, durante as competições internacionais, funcionou apenas para quem tinha ingressos, por estar situada na zona de segurança do Estádio Olímpico do Engenhão. Desde que reabriu ao público, no final de setembro, se transformou em local de lazer e pesquisa de moradores, estudantes e turistas nacionais e estrangeiros interessados em saber um pouco mais sobre a história das Olimpíadas e Paralimpíadas e das transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro.
A Nave Olímpica é um espaço interativo no qual a comunidade vai poder vivenciar o espírito olímpico e ter uma dimensão do impacto dos Jogos e as transformações urbanas realizadas na cidade, além de saber um pouco mais sobre as Olimpíadas, a ciência, a tecnologia e o esporte. Será também um local de pesquisa e estudo capaz de irradiar, por meio de suas diversas interfaces tecnológicas, a paixão pela relação entre esporte e ciência. O objetivo do projeto é aumentar a qualidade de vida das comunidades locais a partir de uma visão do espírito olímpico, diminuindo a desigualdade social através do acesso à tecnologia e à inovação.
O espaço está integrado às oito naves existentes, que já desenvolvem atividades voltadas para as comunidades locais e têm como ações principais cursos nas áreas de tecnologia da informação, infraestrutura de redes, produção gráfica, robótica, internet das coisas, design gráfico, web design, computação gráfica, produção de vídeo e fotografia, entre outras. A rede de naves faz parte do Plano Estratégico do Rio na perspectiva de construção de uma cidade integrada, digital, inteligente, criativa e sustentável.
Evento: Legado Olímpico e Paralímpico e lançamento Vídeo 360
Data: 20 de dezembro de 2016 (terça-feira).
Horário: 10h.
Local: Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 1.516 (em frente à Estação de Trem do Engenho de Dentro).

arosolimpicos1

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s