VFX Rio 2016 abre caminho para uma parceria entre o Rio e a Índia

Espaços para criação de efeitos visuais de alto desempenho (Clusters)

» Autor: Ricardo Albuquerque – Fotos: P_Eduardo

mesavfxnobrasil1
Uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a indústria de animação de Bollywood, na Índia, vai permitir a criação de espaços dedicados à criação e desenvolvimento de efeitos visuais (clusters de alto desempenho) na cidade carioca. A ideia surgiu nesta terça-feira (29/11), no Museu do Amanhã, durante a segunda edição do VFX Rio 2016, evento que reúne especialistas e profissionais de efeitos visuais, cinema, games e novas tecnologias dos estúdios de Hollywood, Bollywood, Europa e Brasil.

— Cidades como Barcelona, Nova York, Los Angeles e Paris têm seus clusters, que permitiram grande desenvolvimento e geração de empregos. No Rio, a parceria da prefeitura com grandes empresas de tecnologia, como Intel e Cisco, garantiu uma série de transformações na vida de quem mora próximo às Naves do Conhecimento, agora o possível acordo com a Índia simboliza o avanço desse legado, abrindo novos caminhos na área tecnológica para a cidade — disse o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

A importância das Naves do Conhecimento abriu o último painel do VFX Rio nesta terça-feira. Um vídeo mostrou o quanto a implantação das naves intensificou o conceito de cidade inteligente, abrindo novos horizontes aos frequentadores dos espaços, todos localizados em nove comunidades das zonas Oeste e Norte (Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Madureira, Penha, Santa Cruz, Vila Aliança, Triagem e Engenho de Dentro). O painel contou a participação do indiano Ashish SK, fundador da Punnaryug Artvision Pvt & Screenyug Creations Pvt e CEO da Relliance Animation & Reliance AIMS; Lúcia Modesto (Tv Globo); Pablo Bioni (Tv Globo); Milton Luiz Horn Vieira (Design Lab); e do secretário Franklin Coelho.

franklineashish1

— Sem dúvida, a Índia pode compartilhar e contribuir com o Rio e o Brasil a criar um padrão nacional para ajudar os alunos que frequentam cursos tecnológicos. Pela primeira vez, em Bumbai, o número de estudantes procurando cursos de graduação ligados a artes (cinema, desing gráfico) superou aqueles que procuram profissões convencionais — destacou Ashish SK.

Após o painel de debates, um dos maiores especialistas em efeitos visuais, Sven Martin, palestrou sobre “Os Dragões de Game of Thrones”. Vencedor de dois prêmios Emmy, Martin é VFX supervisor e COO PIxomondo Frankfurt, responsável pelas animações de filmes como “Homem de Ferro II”, “Star Trek”, “Super 8” e outros. Jason RM Smith, da Siggraph, mostrou o melhor da animação e do VFX em 2016 através do Electronic Theatre.
Pela manhã, o público assistiu a palestra de Dave Fogler, responsável pelos efeitos de “Star Wars – O Despertar da Força”, que contou como foram criadas as naves do filme, incluindo a Millenium Falcon. Pablo Biondi, Lúcia Modesto e Uno de Oliveira, da Tv Globo, contaram suas experiências com palestras focalizadas na produção de VFX para Tv e cinema no Brasil e no exterior. VFX supervisor e executiva de produção Stratosform, os palestrantes Mario Pece e Helena Hilario falaram sobre VFX filmes e vídeos musicais. Por volta do meio-dia, o indiano Ashish Sk explicou como aconteceu a formação do hoje próspero mercado de VFX e animação na Índia.

davidfogler

O que é cluster
Cluster (ou clustering) é o nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea. Cada computador que faz parte do cluster recebe o nome de nó (ou node). Teoricamente, não há limite máximo de nós, mas independentemente da quantidade de máquinas que o compõe, o cluster deve ser “transparente”, ou seja, ser visto pelo usuário ou por outro sistema que necessita deste processamento como um único computador.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s