Nave do Conhecimento de Triagem realiza workshop sobre efeitos visuais

» Autor: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht

workshopuno2
A Nave do Conhecimento Santiago Andrade, em Triagem, Zona Norte da cidade, realizou nesta sexta-feira (25/11) o workshop “Quero trabalhar com vídeo. Como, quando e onde?”, que promoveu uma discussão sobre as técnicas e o mercado de videografismo e efeitos visuais. Realizado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), o evento integra a programação da segunda edição do VFX Rio, que reúne especialistas e profissionais de efeitos visuais, cinema, games e novas tecnologias dos estúdios de Hollywood, Bollywood, Europa e Brasil.

– Esse workshop é uma oportunidade de abrir portas para o mercado de trabalho. Estamos trazendo a experiência de um profissional brasileiro, um talento do Rio de Janeiro, para dar dicas e apresentar cases dessas formações e habilidades do terceiro milênio, como o videografismo e os efeitos visuais. As Naves do Conhecimento já oferecem cursos nessas áreas, trabalham com as novas tecnologias e ferramentas utilizadas nos efeitos visuais e podem ajudar a formar profissionais voltados para esse mercado – disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

workshopuno4

Ministrado pelo designer Uno de Oliveira, da equipe de criação de Efeitos Visuais da Rede Globo, o workshop abordou conceitos básicos de computação gráfica, além de desvendar as ramificações e possibilidades dentro da área. Também foram tratados assuntos relativos ao mercado de Motion Design, 3D, Composição de Efeitos, Mobile e novas tecnologias.

– Nesse workshop eu falo das diferentes áreas dentro da computação gráfica, como de Motion Design, Ilustração, 3D, composição; sobre trajetória profissional; dou dicas de como se portar numa entrevista, apresento os principais softwares e processos utilizados; faço análise de making offs e abordo o mercado internacional. É uma espécie de consultoria voltada para quem não trabalha no mercado de vídeo, mas quer entrar nessa área – explicou o palestrante, que já atua há dez anos na emissora de televisão e realizou projetos importantes como Avenida Brasil, Velho Chico, A Regra do Jogo, Cordel Encantado, e Liberdade Liberdade.

O VFX Rio teve início na manhã desta sexta-feira no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, durante a inauguração da mostra “Ilusão e Arte: A Magia dos Efeitos Visuais no Cinema”, que ficará aberta à visitação até 11 de dezembro. Na próxima semana, dias 28 e 29/11, o VFX Rio realizará uma série de palestras que contarão com a participação de diversos responsáveis por tornarem possíveis cenas icônicas do cinema, como Sven Martin, criador da “Batalha dos Bastardos” de Game of Thrones; Dave Fogler, responsável pelos efeitos visuais de “Star Wars – O Despertar da Força”; e Lúcia Modesto, supervisora de animação e efeitos visuais da TV Globo e uma das fundadoras da Dreamworks.

workshopunopersonagem1

Frequentador das Naves do Conhecimento há quatro anos, o jovem Felipe dos Santos, 22 anos, que já trabalha com informática, fez curso de infraestrutura de rede na nave de Triagem, além de inglês, big data e desenvolvimento de aplicativos. Atualmente estudando Engenharia de Computação, pretende se especializar para entrar no mercado de efeitos visuais:

– A área de novas tecnologias muito me interessa e, hoje, saber um pouco de tudo é um grande diferencial. Fiz questão de participar do workshop para aprender mais sobre essa área de efeitos visuais, quais caminhos seguir, as ferramentas, e tirar dúvidas sobre o mercado. Acho que a área de design é uma das poucas que não foram afetadas pela crise econômica e pretendo investir nisso. Acho as criações muito legais.

Já para o designer gráfico Álvaro Galdino de Azevedo, de 23 anos, o workshop serviu para conhecer pessoas da área e se atualizar sobre o mercado:

– Participei do VFX no ano passado e sempre que tem essas palestras eu gosto de participar para me atualizar e fazer contatos. Já trabalho nessa área há seis anos, mas é legal estar no meio para pegar dicas importantes, orientações, saber sobre o mercado, sobre o processo de pré-produção e criação, e conhecer as ferramentas que são utilizadas pelos grandes talentos dessa área. Mesmo já atuando na área, não dá pra saber tudo, por isso é bom trocar experiências.

workshopunopersonagem2

O VFX RIO e a SECT estão realizando uma série de atividades dedicadas à tecnologia, entretenimento digital e efeitos visuais nas Naves do Conhecimento. As atividades acontecem uma vez por mês para promover o evento. A primeira foi “VFX na Produção em Filmes de Baixo Orçamento com a Nerdeo”, com participação de Caroline Pires, fundadora da nerdeo.net, o primeiro social network para profissionais dentro das indústrias de cinema, televisão e jogos independentes. A segunda, realizada no último dia 27 de outubro, foi a “VFX Breakdown Independence Day: O Ressurgimento”, com o CEO da Why Worry e produtor de VFX, Diego Panadisi, que falou direto da Itália com os frequentadores das nove Naves do Conhecimento através dos espaços de telepresença e de videoconferência.

Para o diretor de Tecnologia do VFX Rio, Matteo Moriconi, as Naves do Conhecimento são fundamentais para a formação de novos profissionais da área de efeitos visuais:

– O VFX vem pra conectar pessoas criativas com tecnologias que estão aparentemente distantes. A Nave do Conhecimento é onde a gente quer desenvolver essas atividades porque elas oferecem cursos que reúnem diversas áreas que podem se juntar para desenvolver os efeitos visuais. Vai da área mais criativa à mais técnica. E o VFX pode unir esses níveis para criarem mundos imaginários que se concretizam na tela.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s