VFX Rio reúne especialistas do Brasil e Hollywood para debater efeitos visuais

vfxmuseubanner

Evento inaugura mostra de fotografias no Museu do Amanhã e organiza workshop na Nave do Conhecimento de Triagem. Inscrições gratuitas pela site http://www.vfxrio.com.br

Os responsáveis por tornarem possíveis os efeitos visuais incríveis de “Game of Thrones” e “Star Wars, o Despertar da Força” estarão no Museu do Amanhã nos dias 28 e 29 de novembro, para participar da segunda edição do VFX Rio, evento que reúne especialistas e profissionais de efeitos visuais, cinema, games e novas tecnologias dos estúdios de Hollywood, Bollywood, Europa e Brasil. Inscrições gratuitas para o VFX Rio pelo site http://www.vfxrio.com.br.

O evento será aberto na sexta-feira (25/nov), durante a inauguração, no Museu do Amanhã, da mostra de fotografias “Ilusão e Arte: A Magia dos Efeitos Visuais no Cinema”, sobre a história dos efeitos especiais na telona. A exposição ficará aberta à visitação entre 25 de novembro e 11 de dezembro no Lounge do Museu. No mesmo dia, das 14 às 18h, na Nave do Conhecimento de Triagem, o VFX Rio e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) realizam o workshop “Quero trabalhar com vídeo. Como, quando e onde?”, uma discussão sobre as técnicas e o mercado de videografismo e efeitos visuais com o designer Uno de Oliveira, da equipe de criação de Efeitos Visuais da Rede Globo. Inscrições pelo site http://www.capacitacao.navedoconhecimento.org.br.

Durante o VFX Rio, Dave Fogler, responsável pelos efeitos visuais de “Star Wars – O Despertar da Força”, contará como foram recriadas as naves no filme, incluindo a Millenium Falcon. Sven Martin, duas vezes vencedor do Emmy por “Game of Thrones”, vai revelar os segredos dos Dragões da famosa TV Series. Jason RM Smith, da Siggraph vai mostrar o melhor da animação e do VFX em 2016 através do Electronic Theatre. Pablo Bioni, Lúcia Modesto e Uno de Oliveira, da TV Globo, vão falar sobre suas experiências e know-how com três palestras focalizadas na produção de VFX para TV e Cinema.

O talento brasileiro vai estar presente não só através da Rede Globo, mas também nas apresentações do professor Milton Luiz Horn Vieira, criador de uma dos maiores laboratórios de Motion Capture do Mundo, o Design Lab da Universidade de Santa Catarina. Caroline Pires, criadora do primeiro social network para VFX, Mario Pece e Helena Hilário, da produtora Stratstorm de São Paulo, vão mostrar a experiência das empresas em como criar VFX para vídeos e filmes musicais. Uma das participações mais interessantes vai ser a do Indiano Ashish SK, que vem diretamente de Bollywood para compartilhar a sua experiência na criação da indústria de animação e VFX na Índia. O evento conta também com a participação do Secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, na abertura e no painel dedicado a VFX no Brasil.

workshopuno

– Já temos tecnologia em que quase tudo é possível. Ao lado de maiores taxas de frame, cores mais profundas, maior resolução, imagens estéreo ou experiências 360°, acho que a tecnologia pode voltar novamente mais por trás do contar histórias, pelo menos para o público”, disse o diretor de efeitos visuais de Game of Thrones, Sven Martin, que estará no evento sobre o cinema do futuro.

A Prefeitura do Rio participa do VFX Rio através do apoio institucional da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), com o projeto das Naves do Conhecimento, e do Museu do Amanhã. O evento é patrocinado pelo Telecine, co-patrocinado pela Intel e Universidade Estácio e produzido pelas agências Cake do Rio de Janeiro e a Fusion Communications. O evento conta também com o apoio da Rede Windsor e Nerdeo.

O VFX RIO e a SECT estão realizando uma série de workshops dedicados à tecnologia, entretenimento digital e Efeitos Visuais nas Naves do Conhecimento como forma de promover o evento. O primeiro foi “VFX na Produção em Filmes de Baixo Orçamento com a Nerdeo”, com participação de Caroline Pires, fundadora da nerdeo.net, o primeiro social network para profissionais dentro das indústrias de cinema, televisão e jogos independentes. O segundo, realizado no último dia 27 de outubro, foi o “VFX Breakdown Independence Day: O Ressurgimento”, com o CEO da Why Worry e produtor de VFX, Diego Panadisi, que falou direto da Itália com os frequentadores das 9 Naves do Conhecimento através dos espaços de telepresença e de videoconferência. O terceiro será com o designer Uno de Oliveira, às 14h da próxima sexta-feira, na Nave do Conhecimento de Triagem.

Muitos brasileiros já conquistaram seu lugar no setor de efeitos visuais. Uma das mais bem sucedidas delas estará no VFX Rio: Lucia Modesto, supervisora executiva da VFX Production da TV Globo. Ela foi diretora e gerente técnica de projetos em empresas importantes como a Dreamworks, onde esteve envolvida na criação de filmes como o ganhador do Oscar de Animação “Shrek”, além de “Madagascar” e “Como Treinar Seu Dragão”.

O evento é gratuito e aberto ao público através de inscrições no vfxrio.com.br ou com convites que serão distribuídos a profissionais, estudantes e pessoas interessadas em desenvolver uma carreira no setor de efeitos visuais. Mais informações: vfxrio.com.br.

vfxposter

Programação:

Sexta-feira (25 de Novembro):

Museu do Amanhã
Exposição: “Ilusão e Arte: A Magia dos Efeitos Visuais no Cinema”
Abertura: 25/11, às 10h (até 11/12, de terça a domingo).
Horário: 10 às 17h.
Local: Lounge do Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro – Rio de Janeiro).
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Compra pela internet: https://ingressos.museudoamanha.org.br/#!/home

Nave do Conhecimento de Triagem

Workshop: Uno de Oliveira: designer da equipe de criação de Efeitos Visuais da Rede Globo: “Quero trabalhar com vídeo. Como, quando e onde?”.
Horário: 14 às 18h.
Local: Sala 3.0 da Nave do Conhecimento de Triagem. Condomínio Bairro Carioca (acesso pela Rua Bérgamo, nº 320).
Inscrições gratuitas: http://www.capacitacao.navedoconhecimento.org.br.

Programação VFX RIO – Museu do Amanhã

Segunda-feira, 28 de Novembro:

8h30 às9h30: Credenciamento.
9h45: Abertura: Franklin Coelho (Secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), Jazmin Kuan Veng e Matteo Moriconi (diretores do VFX), Liliane Ferrentini (diretora da Agência Cake e do VFX).

10h: Lucia Modesto: Supervisora Executiva de Produção de Efeitos Gráficos e Visuais
TV Globo: Efeitos Visuais para Televisão.
11h: Milton Luiz Horn Vieira: Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Design Lab. Bastidores da Criação de um dos maiores laboratório de Motion Capture no Mundo.

12h: Caroline Pires: VFX Supervisor e CEO da Nerdeo. Nerdeo: O Primeiro Social Network para VFX .
13h: Intervalo
14h30: Pablo Bioni: R&D | VFX Technical Director da Rede Globo. Novas Tecnologias para Cinema e TV.
16h: David Fogler: Associate VFX Supervisor Industrial Light & Magic. Star Wars Jedi Com.
18h: Intervalo
18h20: Siggraph Electronic Theater (120 minutos).

Terça-feira, 29 de Novembro:

9h: Credenciamento.
10h: Uno de Oliveira: VFX Designer Rede Globo. Da experimentação do design à arte de fazer VFX.

11h: Mario Pece e Helena Hilario: VFX Supervisor e Executive Producer Stratostorm.
VFX em Filmes e Vídeos Musicais.

12h: Ashish SK – Founder & CEO da Screenyug Creations Pvt Ltd. Case Study: Criação do Mercado de VFX e Animação em Bollywood.
13h: Intervalo

14h30: Painel VFX no Brasil (vários debatedores).

16h: Sven Martin- VFX Supervisor e COO PIxomondo. Os Dragões de Game of Thrones.
17h30 : Intervalo.

18h30: Siggraph: Arcade e Break it Down (60 minutos).
Inscrições e mais informações: vfxrio.com.br

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s