SECT promove 3 dias de Caravana da Ciência em Acari

caravana-da-ciencia-caju-74De amanhã até quinta-feira (8,9 e 10/nov), das 9 às 16h, a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) realiza três dias de atividades do projeto “Caravana da Ciência” no bairro de Acari, na Zona Norte da Cidade. Durante 3 dias, estudantes, moradores e visitantes do bairro vão ter acesso à experimentos científicos, às obras do pintor Cândido Portinari, oficinas culturais, planetário inflável, Museu de Metrologia e internet banda larga, gratuitamente disponibilizados no Ciep 173 Rainha Nzinga de Angola, na Av. Pastor Luther King Jr., s/nº.
A Caravana é um ambiente de ciências itinerante com atividades de educação interativa e informal, onde o visitante tem um contato lúdico, direto e dinâmico com experimentos de acústica, óptica, magnetismo, eletricidade, física e astronomia. Possui um planetário inflável, vários jogos e espaços com instrumentos científicos interativos. A ação é uma parceria da SECT com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e o Projeto Portinari,
De terça a quinta-feira serão realizadas oficinas do Projeto Portinari com as crianças e jovens do local. Serão oferecidas oficinas de pintura em guache, esculturas em argila, desenho e contação de histórias. As atividades são inspiradas em 28 obras do pintor brasileiro Candido Portinari, cujas reproduções emolduradas estarão no local e com visita guiada. Na ocasião, será apresentado aos moradores o Portal Portinari, iniciativa de democratização do acesso às obras de um dos mais importantes pintores do Brasil.
Já o Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia é um espaço criado dentro de um micro-ônibus adaptado, preparado para receber até 14 pessoas simultaneamente. O propósito é expandir o conhecimento da sociedade sobre metrologia e avaliação da conformidade de forma lúdica, ensinando, educando e interagindo com o público, além de contar a história do Inmetro.
O objetivo do projeto “Caravana da Ciência” é aproximar crianças e adolescentes do mundo das ciências, através de uma estrutura móvel com salas de exposições, tendas, planetário inflável e jogos, além da Internet Itinerante, onde os jovens podem ter acesso à rede banda larga de computadores e fazer o curso de alfabetização digital dentro de uma van adaptada, com 10 computadores, com ar condicionado e instrutores. Em quatro anos de funcionamento, a Caravana da Ciência já atendeu a mais de 44 mil pessoas, principalmente em comunidades carentes e bairros de baixa renda.

caravana-da-ciencia-caju-2015-98

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s