Naves do Conhecimento participam do processo de matrícula online para novos alunos da rede municipal em 2017

A Prefeitura do Rio abre, nesta terça-feira (25/10), o processo online de matrícula para as unidades escolares municipais e a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) disponibiliza para a população a rede de Naves do Conhecimento como locais com acesso gratuito à internet. São nove naves situadas nas zonas Norte e Oeste e que funcionam de terça-feira à sábado, das 9 às 21h e domingo, das 9h30 às 16h30 (endereços no final do texto). As inscrições pela internet serão realizadas para todos os segmentos atendidos pela Rede Municipal de Ensino: Educação Especial, Creche/EDI, Pré-Escola, Ensino Fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) pelo endereço eletrônico http://www.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades da prefeitura, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente.

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma unidade municipal em 2017 ou em fazer transferência para outra escola ou EDI devem fazer a inscrição somente pela internet. Este ano, pela primeira vez, as inscrições para o segmento Creche ou Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que atende crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses, também serão feitas pela internet e não mais presencialmente, como eram realizadas anteriormente. As Naves do Conhecimento estão situadas nos bairros de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Irajá, Penha, Engenho de Dentro, Triagem, e Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

Mais uma vez, as matrículas para alunos com deficiência terão um período exclusivo, que vai do dia 25 de outubro até o dia 4 de novembro. Em seguida, as inscrições serão abertas para as crianças em idade de creche (seis meses até 3 anos e 11 meses), de 9 a 18 de novembro. As inscrições para novos alunos da Pré-Escola (4 e 5 anos), Ensino Fundamental (6 a 16 anos) e Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA (a partir de 17 anos) também começarão no dia 9 de novembro, mas seguindo até o dia 6 de dezembro. As inscrições serão feitas somente pela internet.

As nove Naves do Conhecimento se somam às 85 unidades da Rede Municipal com conexão gratuita à internet e funcionários para auxiliar os pais que não têm acesso ao mundo virtual em casa ou no trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a SECT capacitou os funcionários das Naves para o atendimento aos pais, inclusive no preenchimento do formulário. Nas 85 unidades, o atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação das unidades com acesso gratuito à internet poderá ser consultada ligando para o 1746 e nas secretarias das unidades escolares.

No ato da inscrição, os pais deverão informar no mínimo uma e no máximo cinco escolas ou EDIs em que gostariam de matricular seus filhos. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso que o responsável anote o número da inscrição, gerado pelo site, que servirá para verificar em qual escola ou EDI a matrícula foi reservada. A verificação poderá ser feita nas seguintes datas: de 26/10 a 07/11 para os alunos da Educação Especial; nos dias 23/11, 05/12 e 12/12 para os alunos de Creche; nos dias 08/12 e 15/12 para os alunos de Pré-escola e nos dias 6 e 16 de janeiro de 2017 para os alunos de Ensino Fundamental e PEJA.

A consulta ao resultado deverá ser feita acessando o http://www.matricula.rio nas datas indicadas. Em seguida, os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar para confirmar a matrícula, levando os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição.
As crianças com deficiência e as que estiverem fora da idade adequada para o ano escolar pretendido em 2017 passarão ainda por uma etapa de avaliação presencial antes de conhecerem o resultado, para que possam ser encaminhadas ao melhor atendimento.

Abaixo, os endereços das Nove Naves do Conhecimento com acesso gratuito à internet para as inscrições dos alunos na rede municipal de ensino.

1 – Nave do Conhecimento de Santa Cruz Tim Lopes.

Endereço: Rua Barão de Loreto, s/nº (esquina com Av. Izabel) – Largo do Bodegão.

2 – Nave do Conhecimento de Padre Miguel Gelson Domingos.

Endereço: Avenida Marechal Marciano, s/nº, esquina com Rua do Açafrão.

3 – Nave do Conhecimento de Madureira Silas de Oliveira.

Endereço: Parque de Madureira (acesso pela Rua Manuel Marques).

4 – Nave do Conhecimento de Irajá Claudia Martins Augusto Jesus.

Endereço: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº (“Praça do Cemitério”).

5 – Nave do Conhecimento da Penha Joelmir Beting.

Endereço: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

6 – Nave do Conhecimento de Vila Aliança Abdias do Nascimento.

Endereço: Rua Antenor Corrêa, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral) – Bangu.

7 – Nave do Conhecimento de Nova Brasília (Complexo do Alemão).

Endereço: Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca).

8 – Nave do Conhecimento de Triagem Santiago Andrade.

Endereço: Condomínio Bairro Carioca (acesso no final da Rua Bérgamo, à esquerda) – Triagem – Zona Norte.

9 – Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica

Endereço: Rua Arquias Cordeiro, nº 1.516 – Engenho de Dentro (em frente à Estação de trem)

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s