SECT realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Praça do Trem e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica

bannersnct2016

A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) realiza, a partir desta quinta-feira (20/out), a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT) na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica e na Praça do Trem, no Engenho de Dentro. Durante três dias, serão realizadas oficinas, feiras, palestras, experimentos científicos, exposições e exibição de filmes pela 13ª edição da SNTC, que tem como tema este ano “Ciência Alimentando o Brasil”, que se alinha à decisão da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).Todas as atividades são gratuitas e vão até sábado (22/Out).

O principal objetivo do evento é proporcionar ao público atividades educativas de divulgação científica, principalmente aos estudantes da rede pública de ensino, através de parcerias com as escolas localizadas nos bairros do entorno do estádio do Engenhão. O início das atividades ocorre nesta quinta-feira, às 9h30, com a realização de uma Pílula do Conhecimento (curso de curta duração) sobre Mangá, técnica de desenho japonês de confecção de histórias em quadrinhos.

Das 9h30 às 18h desta quinta-feira, os frequentadores da Praça do Trem e da Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica podem se aprofundar na história do Rio de Janeiro praticando, em um tabuleiro gigante, o “Desafio Carioca”, jogo onde os participantes são divididos em grupos de até 4 pessoas e que têm que percorrer o tabuleiro, que reproduz o mapa do Rio de Janeiro, respondendo perguntas sobre a cidade até chegar em seu objetivo, que pode ser um ponto turístico, bairro ou praia.

A SNCT na Praça e na Nave vai ter ainda os projetos Caravana da Ciência, Internet Itinerante, feiras orgânica e de artesanato e food trucks. Com a “Caravana da Ciência”, o público vai ter um contato lúdico, direto e dinâmico com experimentos científicos de acústica, óptica, magnetismo, eletricidade, física e astronomia, além de observar o céu em um mini planetário inflável e ter acesso à internet banda larga. Haverá ainda exibição de projetos e atividades de robótica ligados à alimentação e agricultura. Tudo gratuito.

Sexta-feira e sábado, o público vai poder ainda apreciar réplicas de obras do pintor Cândido Portinari. Serão realizadas oficinas do Projeto Portinari com as crianças e jovens do local. Serão oferecidas oficinas de pintura em guache, esculturas em argila, desenho e contação de histórias. As atividades são inspiradas em 28 obras do pintor brasileiro Candido Portinari, cujas reproduções emolduradas estarão no local e com visita guiada. Na ocasião, será apresentado aos moradores o Portal Portinari, iniciativa de democratização do acesso às obras de um dos mais importantes pintores do Brasil.

No auditório da Nave do Conhecimento será exibida a “Mostra Internacional de Cinema na TV – Ver Ciência”, cujo objetivo é promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação. Os programas selecionados para as mostras anuais (desde 1994) são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade.

Aprendendo Origami é o nome da oficina que será realizada na sexta-feira, sobre a arte milenar japonesa de dobrar papel, muito utilizada atualmente no cotidiano das escolas japonesas como recurso pedagógico no auxílio ao desenvolvimento da concentração, criatividade, memória, coordenação motora, terapia e disciplina. No sábado será a vez de uma apresentação e oficina de Taiko, percussão japonesa através de tambores, com o grupo Rio Nikkei Taiko.

Seguindo o slogan da SNCT (“Ciência Alimentando o Brasil”), no sábado será realizada a Pílula do Conhecimento “Eu Me Cuido: Fórmula da Vida Saudável”, levando aos participantes informações sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis, bem como a prática de exercícios físicos regularmente. De um modo instigante e dinâmico, o público aprenderá a ter um estilo de vida saudável. Abordando temas semelhantes, na sexta-feira, a aula de inglês na Nave será feita com conversação dos alunos com um voluntário nativo do Canadá, utilizando a lousa digital e o aplicativo Webex, próprio para este tipo de interação. Uma parceria da SECT com a Fundação Sequoia. O dia termina com o grupo Malungos realizando oficinas com rodas de capoeira, maculelê e samba.

No início da manhã de sábado, o público já chega à Praça do Trem interagindo com o Metromóvel, museu itinerante criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para estimular o interesse de crianças, adolescentes e adultos pela ciência, tecnologia e pela metrologia, além de contar a história da instituição.

A SNCT: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004 sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Programação da SNCT na Praça do Trem e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica

20/Outubro (Quinta-feira)

9h30 às 12h30: Pílula de Mangá e Animação: Oficina de Mangá, que é a técnica de confeccionar histórias em quadrinhos no estilo japonês. Teve origem no período Nara (século VIII d.C.), com o surgimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas, os emakimono. O Genji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, confeccionado na segunda metade do século XII. Os emakimono deram origem ao teatro de papel ambulante (Kamishibai) e, posteriormente, com o desenvolvimento das técnicas de impressão, migraram para os livros, jornais e revistas. Nesta oficina, o aluno aprenderá os princípios básicos para se desenhar um mangá.

9h30 às 18h: Desafio Carioca. Jogo de tabuleiro em formato gigante/humano. Os participantes são divididos em grupos de até 04 pessoas que vão ter que percorrer um tabuleiro que reproduz o mapa do Rio de Janeiro tendo que responder perguntas sobre a cidade até chegar em seu objeto que pode ser um ponto turístico, bairro ou praia.

11 às 17h: Exposição e atividades de Robótica Exibição de projetos e atividades de robótica ligados à alimentação e agricultura.

17 às 21h: Filmes Ver Ciência (auditório da Nave). “Mostra Internacional de Cinema na TV – Ver Ciência: O objetivo do Projeto VerCiência é promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação. Os programas selecionados para as mostras anuais (desde 1994) são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade.

21/Outubro (Sexta-feira)

9 às 12h: Pílula Arte como Ciência e Ciência como Arte: Aprendendo Origami (Oficina de Origami). Origami é uma arte milenar japonesa de dobrar papel, muito utilizada atualmente no cotidiano das escolas japonesas como recurso pedagógico no auxílio ao desenvolvimento da concentração, criatividade, memória, coordenação motora, terapia e disciplina. Nesta oficina o aluno aprenderá a desenvolver alguns origamis.

9h30 às 18h: Desafio Carioca. Jogo de tabuleiro em formato gigante/humano com perguntas e respostas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

11 às 17h: Exposição e atividades de Robótica. Exibição de projetos e atividades de robótica ligados à alimentação e agricultura.

13 às 18h: Caravana da Ciência: Experimentos científicos e planetário móvel.

13 às 16h: Pílula “Eu Me Cuido: Fórmula da Vida Saudável”: Quantas refeições você faz por dia? Quais os alimentos que fazem parte do seu café da manhã? Você costuma se alimentar no intervalo das refeições? Esses e muitos outros questionamentos serão levados em consideração nesta Pílula do Conhecimento, na qual o participante obterá informações sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis, bem como a prática de exercícios físicos regularmente. De um modo instigante e dinâmico, aprenderá a ter um estilo de vida saudável.

16 às 18h: Atividade de Inglês: aula de conversação com professor canadense on line sobre hábitos alimentares dos dois países.

13 às 16h: Projeto Portinari: Exposição e oficinas sobre a vida e a obra de um dos maiores pintores brasileiros, Cândido Portinari.

18 às 19h: Grupo de Capoeira: Oficinas de capoeira, maculelê e samba de roda.

22/Outubro (Sábado)

9 às 16h: Projeto Portinari (Exposição e Oficinas).

9 às 16h: Metromóvel (Museu Itinerante do Inmetro): Espaço itinerante criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para estimular o interesse de crianças, adolescentes e adultos pela ciência, tecnologia e pela metrologia.

9 às 18h: Caravana da Ciência. Experimentos científicos e planetário móvel.

10 às 10h30: Apresentação de Taiko. A palavra Taiko na língua japonesa não é, unicamente, a simples tradução para tambor japonês, define também a prática dessa arte que incorpora e expressa sentimentos e põem em prática valores morais e sociais em busca de um constante aperfeiçoamento do ser. O grupo Rio Nikkei Taiko existe há mais de dez anos e é dedicado ao estudo do Taiko. Ele desenvolve atividades regulares na sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.

10h30 às 11h30: Oficina de Taiko Após a apresentação, o grupo de Taiko irá ensinar aos interessados a tocar os tambores.

9h30 às 18h: Desafio Carioca: Jogo de tabuleiro em formato gigante/humano com perguntas e respostas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

11 às 17h: Exposição e atividades de Robótica: Exibição de projetos e atividades de robótica ligados a alimentação e agricultura.

16 às 17h: Grupo de Capoeira: Oficinas de capoeira, maculelê e samba de roda.

17 às 21h: Filmes Ver Ciência (auditório da Nave): Mostra Internacional de Cinema na TV – Ver Ciência.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s