Prefeitura do Rio, Cisco, Embratel e Comitê Rio 2016 formam 2ª turma do programa “Técnico Cidade Olímpica”

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com as empresas Cisco e Embratel e com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, por meio do Programa de Sustentabilidade “Abraça Capacitação”, promove, nesta terça-feira (03/jun), às 18h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, a formatura da segunda turma do programa “Técnico Cidade Olímpica”, beneficiando 68 jovens. A cerimônia de graduação contará com as presenças do secretário de C & T, Franklin Coelho, e do presidente da Cisco no Brasil, Laércio Albuquerque, entre outras autoridades.

Na formatura da primeira turma, realizada no mês de março passado, 222 jovens completaram o curso que capacita técnicos de redes das comunidades do entorno das Naves do Conhecimento, onde ocorreram mais de 1.500 horas de aulas presenciais distribuídas em 86 turmas. A metodologia, ferramentas e conteúdos utilizados no “Técnico Cidade Olímpica” são os mesmos do programa global Cisco Networking Academy, complementados por conteúdos desenvolvidos para capacitação de profissionais que atuarão no suporte às tecnologias de rede implementadas para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio. Esta formação também permitirá aos jovens entrar no mercado de TI, independentemente de serem contratados para trabalhar nos Jogos.

O programa global Cisco Networking Academy conta com mais de um milhão de estudantes ativos em mais de 10 mil centros de treinamento no mundo. Com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho na área de tecnologia e a geração de renda a jovens destas comunidades, a expectativa é que os formandos estejam preparados para atuar com parceiros de tecnologia da Rio 2016 durante os Jogos, sendo absorvidos pelo mercado de trabalho.

A parceria entre a Prefeitura e a Cisco com o projeto Naves do Conhecimento também contemplou a criação de espaços multiuso, equipados com as mais modernas tecnologias de colaboração em 4 naves (Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília). Foram instaladas mais de 3 toneladas de equipamentos de infraestrutura de conectividade e soluções de colaboração da Cisco, capazes de revolucionar a forma como as pessoas recebem e compartilham conhecimento.

Outro fruto desta parceria foi a criação do maior laboratório do programa Cisco Networking Academy do Brasil na Nave do Conhecimento de Triagem, onde também foram formados os 12 novos instrutores Cisco no Rio. Motivada pelos Jogos Rio 2016, a Cisco está expandindo o programa no Rio de Janeiro e também em outras regiões do Brasil, onde atualmente já conta com mais de 300 academias. A meta é dobrar o número de estudantes, de 25 mil para 50 mil até 2017.

A Embratel é a responsável por fornecer internet banda larga para as oito naves instaladas nas zonas Norte e Oeste para, inclusive, atuarem em rede. O objetivo é facilitar o acesso à informação e contribuir para a inclusão social de jovens de baixa renda por meio da conectividade e do uso de novas tecnologias.

Evento:          Formatura da segunda turma do projeto “Técnico Cidade Olímpica”
Data:              07 de junho de 2016.                         Horário:         18h.
Local:             Palácio da Cidade (Rua São Clemente, nº 360 – Botafogo).
bannertecnicocidadeolimpica2baixa

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s