Naves do Conhecimento participam do “Girls Power Tech”

Evento global é para motivar as mulheres a ingressarem no mercado de TI

girlspowertechAs Naves do Conhecimento de Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília (Complexo do Alemão) participam, nesta quinta-feira (28/abril), do “Girls Power Tech”, uma iniciativa global da empresa Cisco (parceira da Prefeitura no projeto das Naves) que tem como objetivo encorajar e inspirar adolescentes e jovens mulheres a seguir carreiras no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O encontro global terá como âncora o Centro Tecnológico da Cisco, no Centro do Rio de Janeiro, e o escritório da empresa em São Paulo. A ideia é mostrar como funciona uma empresa de tecnologia e as oportunidades na área.

O “Girls Power Tech” faz parte do “Girls in ICT Day”, iniciativa idealizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para sensibilizar as jovens sobre a importância de ter mais mulheres nesse mercado de trabalho. Líder mundial em tecnologia da informação, a Cisco vai replicar a ação também em mais de 80 escritórios da empresa em mais de 50 países no mundo todo, reunindo cerca de 3 mil jovens. As Naves do Conhecimento ficarão conectadas por meio de tecnologias de colaboração, os espaços de telepresença instalados nestes locais no ano passado e que ficarão como legado da Rio 2016.

No Rio de Janeiro, está prevista a participação de 45 jovens do programa “Técnico Cidade Olímpica”, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com a Cisco, de capacitação de jovens que poderão trabalhar como técnicos de rede durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ou serem absorvidos pelo mercado. O curso tem sido ministrado nas Naves do Conhecimento e já formou mais de 200 pessoas em sua primeira fase. O Girls Power Tech também terá a participação de jovens do Instituto Federal do Rio de Janeiro, da Fatec e do Senac Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Cisco deve receber 30 jovens das academias Associação Comunitária Despertar, CIEE e Senac São Paulo.

Com idades entre 18 e 25 anos, as jovens participarão de bate-papos com executivos da empresa e convidados, que compartilharão suas experiências, rotina profissional e suas trajetórias no mercado de TI, falando sobre as dificuldades e oportunidades que enfrentaram. As participantes são alunas do programa educacional Cisco Networking Academy (CNA), desenvolvido nas oito Naves do Conhecimento instaladas nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio e Janeiro e nas outras instituições participantes.

O Girls Power Tech contará ainda com a participação da professora e assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Maria Helena Cautiero Horta Jardim, da gerente geral de Sustentabilidade do Comitê Rio 2016, Tânia Braga, e do atleta paralímpico medalhista de ouro embaixador da Cisco, Yohansson Nascimento. A abertura do evento será feita pelo gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Cisco Brasil, Flavio Provedel. O novo presidente da Cisco, Laércio Albuquerque, também conversará com as jovens.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s