Prefeitura forma primeira turma de “Técnicos Cidade Olímpica”

22/03/2016 22:00:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Paula Johas

formaturatecnicos1alta

A Prefeitura do Rio entregou, nesta terça-feira (22/03), o certificado de conclusão a 221 jovens do curso Técnico Cidade Olímpica, realizado nas Naves do Conhecimento em parceria com as empresas Cisco e Embratel e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A capacitação integra o Programa Abraça Rio 2016 e permite aos formandos o ingresso no mercado de tecnologia da informação (TI), com possibilidade de trabalhar nos dois maiores eventos esportivos do mundo. A solenidade lotou a Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, Zona Norte da cidade.

 

 

— É emocionante ver o legado tecnológico florescer diante dos nossos olhos com a formatura desses jovens. Esse curso só foi possível graças às naves e à parceria com a Cisco, mantendo o Rio no caminho de uma cidade inteligente — disse o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

 

Com carga horária superior a 1.200 horas de aprendizado e 76 turmas, o curso qualificou moradores de comunidades cariocas localizadas próximas às Naves do Conhecimento das zonas Norte e Oeste, onde foram ministradas as aulas. Para participar era necessário ter 18 anos e segundo grau completo. Aulas de inglês com professores da Fundação Sequoia, parceira da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) complementaram o conhecimento dos alunos, que participaram de alguns eventos-teste dos Jogos Rio 2016 para aprimorar o idioma.

 

— A ideia da Cisco é transformar a vida das pessoas e as cidades onde a empresa está estabelecida, compartilhando o conhecimento e promovendo a inclusão através da tecnologia — ressaltou o diretor de novos negócios e coordenador do Projeto Rio 2016 da Cisco, Rodrigo Uchôa.

formaturatecnicos3

 

Antes da diplomação, houve a exibição do vídeo “Rio 2016 — O salto de uma cidade”. Com legendas em inglês, o filme mostra a importância dos legados esportivos (Parque Olímpico), sociais (Naves do Conhecimento), culturais (Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio – MAR), tecnológicos (Centro de Operações Rio) e os avanços em mobilidade urbana (BRTs e VLT) e a valorização do espaço urbano (revitalização da Região Portuária e Parque Madureira).  Mais dois vídeos foram exibidos ao longo do cerimônia: um sobre o espírito olímpico desenvolvido pela Cisco e outro institucional da Fundação Sequoia.

 

 

— O legado humando abre as oportunidades. É uma chance desses jovens mostrarem a capacidade que têm — ressaltou a gerente-geral de sustentabilidade do Comitê Rio 2016, Tânia Braga.

 

 

O mestre de cerimônias Flávio Canto, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas (2004), elogiou a diplomação e convidou ao palco oito alunos para representar cada uma das Naves do Conhecimento. Representante dos 221 jovens diplomados — 33 são mulheres — e formada em análise de sistemas, Jessica Duarte, 25 anos, vislumbrou no curso a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos em tecnologia de redes.

formaturatecnicosalunostriagem

 

— A universidade não me deu o conhecimento sobre ‘redes’ que adquiri na Nave da Penha. Os módulos foram muito bem organizados e instrutivos, possibilitando maior aproveitamento o que garante mais aprendizado para enfrentar o mercado de trabalho.

 

 

A magia da conectividade e a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho atrairam os amigos Bryan de Paula Souza, 20 anos, e Vinicius Oliveira Vianna, 20.  Alunos de tecnologia da informação na Uerj, os dois participaram do curso na Nave do Conhecimento de Triagem.  Bryan passou em primeiro lugar e Vinicius, em sexto.

 

 

— Estudamos no Pedro II de São Cristóvão e gostamos muito de TI.  Quando soubemos dessa iniciativa prefeitura, não pensamos duas vezes, ainda mais com o aval da Cisco e da Embratel — destacou Vinicius.

formaturatecnicosjessica

 

 

De olho no primeiro emprego, Gabriel Costa, 19, fazia o trajeto a pé de sua casa, em Colégio, até a Nave do Conhecimento de Irajá.  Na sua opinião, participar do curso foi o primeiro passo para mudar a sua vida:

 

 

 

 

— Tenho certeza que essa empreitada vai dar certo. Os professores foram altamente atenciosos e dava para sentir a preocupação que o aprendizado fosse de alto nível, e foi. Agora quero usar o que aprendi profissionalmente, torcendo para ser nos Jogos Olímpicos.

 

 

A criação de espaços multiuso nas Naves do Conhecimento de Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília, equipadas com as mais modernas tecnologias de colaboração, representam mais um capítulo na parceria entre a prefeitura e a Cisco. Foram instaladas mais de três toneladas de equipamentos de infraestrutura de conectividade e soluções de colaboração da Cisco, capazes de revolucionar a forma como as pessoas recebem e compartilham conhecimento.

 

 

A parceria permitiu o desenvolvimento do maior laboratório do programa Cisco Networking Academy do Brasil na Nave do Conhecimento de Triagem, onde também foram formados os 12 novos instrutores da Cisco no Rio. O objetivo é facilitar o acesso à informação e contribuir para a inclusão social de jovens de baixa renda por meio da conectividade e do uso de novas tecnologias. A formatura da segunda turma está prevista para o final do mês de abril.

 

formaturatecnicos2

A metodologia, ferramentas e conteúdos utilizados no “Técnicos Cidade Olímpica” são os mesmos do programa global Cisco Networking Academy, complementados por conteúdos desenvolvidos para capacitação de profissionais que atuarão no suporte às tecnologias de rede implementadas para a realização dos Jogos Rio 2016. O Cisco Networking Academy conta com mais de um milhão de estudantes ativos em mais de 10 mil centros de treinamento no mundo. Motivada pelos Jogos Rio 2016, a Cisco expande o programa no Rio e em outras regiões do Brasil, onde atualmente já conta com mais de 300 academias. A meta é dobrar o número de estudantes, de 25 mil para 50 mil até 2017.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s