Teatro de bonecos na Nave do Conhecimento de Triagem conta a história da Energia

A peça “Energia”, que conta a história e as várias maneiras de se produzir energia elétrica, encantou crianças e adolescentes que assistiram ao espetáculo durante as seis sessões montadas durante todo o dia desta segunda-feira na Nave do Conhecimento de Triagem. A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com a companhia de teatro de bonecos sobre rodas BuZum! iniciou pelo Condomínio Carioca a semana de apresentação da peça em duas Naves (Triagem e Padre Miguel), além de duas escolas municipais no Caju e Pedra de Guaratiba e uma praça em Lins de Vasconcelos. Nesta terça-feira, o BuZum! estaciona seu ônibus em frente ao Ciep Henfil, no Caju. As apresentações são gratuitas e acontecem em seis sessões diárias de aproximadamente 20 minutos. Manhã: 9h / 9h40 / 10h20. Tarde: 13h30 /14h10 / 14h50. Programação no final do texto.

DSC_9928

A peça é uma viagem lúdica e sensorial pelo universo da eletricidade. Uma conversa entre a própria energia e uma criança bem esperta é o fio condutor do espetáculo, que viaja pelos diferentes meios de se produzir energia elétrica no Brasil. Com ajuda de vários efeitos de luz, a Energia mostra à criança que a partir da água, do vento, do sol, da queima de alguns materiais e até mesmo de material radiativo pode se produzir eletricidade, e que a maioria das nossas ações cotidianas envolve a energia elétrica.

 

O espetáculo desenvolve este enredo por meio do teatro de bonecos e de sombras. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para uma plateia de 50 espectadores por sessão. Em sua oitava montagem, o projeto toca num dos assuntos mais importantes da atualidade para mobilizar e levar as crianças a refletirem sobre como é produzida e para que serve a Energia tão presente no dia-a-dia das pessoas. Após o espetáculo, os professores das turmas que assistem a peça recebem material pedagógico desenvolvido especialmente para os educadores trabalharem temas transversais em sala de aula. Além disso, as crianças recebem um ‘kit teatrinho’ a fim de se aproximarem da arte de interpretar.

Nesta segunda-feira, o projeto apresentou seis sessões na Nave do Conhecimento de Triagem, onde moram mais de 10 mil pessoas retiradas de áreas de risco da cidade e cuja maioria nunca foi ao teatro ou ao cinema. Esta é a terceira vez que a companhia de teatro de bonecos sobre rodas BuZum! apresenta espetáculos nas Naves do Conhecimento. Em 2015, eles encenaram nas Naves de Triagem e Padre Miguel a peça “13 Gotas”, com questionamentos sobre quanta água há no planeta, quanto dela é possível utilizar e se a água do mar é potável, entre outras reflexões. Em 2014 o tema foi a história dos meios de transporte, contada através de uma história de amor entre um casal.

DSC_9987

Voltado para estudantes de escolas públicas, o BuZum! percorre o país há cinco anos levando teatro onde não há. Com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e patrocínio do Grupo CCR, o projeto já encantou mais de 300 mil crianças e professores em mais de 5.790 apresentações realizadas em todo o país. A Companhia BuZum! já se apresentou em mais de 900 escolas públicas, num total de 150 mil quilômetros rodados pelos seus três ônibus-teatro.


Serviço:

Evento:          BuZum! conta a história da “Energia”

Horários: as apresentações acontecem em seis sessões diárias de aproximadamente 20 minutos. Manhã: 9h / 9h40 / 10h20. Tarde: 13h30 /14h10 / 14h50.

Datas e locais:

Dia 14/03 (segunda-feira): Nave do Conhecimento de Triagem

Endereço: Condomínio Bairro Carioca (acesso pela Rua Bérgamo,320 – Metrô Triagem).

Dias 15 e 16/03 (terça e quarta-feira): Ciep Henfil (Caju)

Endereço: Rua Carlos Seidl, s/n, Caju

 

Dia 17/03 (quinta-feira): Lins de Vasconcelos (próximo ao Méier)

​Endereço: Rua Ernestina, nº 97 – Lins de Vasconcelos (em frente a quadra da Escola de Samba Lins Imperial​).

 

Dia 18/03 (sexta-feira): Nave do Conhecimento de PADRE MIGUEL

Endereço: Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão, Padre Miguel.

 

Dia 21 e 22 (segunda e terça-feira): Escola Municipal Emma Davila de Camilis (Pedra de Guaratiba)

​Rua da Varzea, s/n – Pedra de Guaratiba​.

buzumonibusfotomilenemilan

 

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s