Secretário participa da abertura da “EmTech Brasil”, mais importante conferência sobre tecnologias emergentes, inovação e empreendedorismo do planeta

emtechbrasilcidadedasartesO secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, representando o prefeito Eduardo Paes, participou, nesta quarta-feira, da abertura da “EmTech Brasil”, mais importante conferência sobre tecnologias emergentes, inovação, empreendedorismo e negócios do planeta. Organizada pela MIT Technology Review em português, a conferência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está sendo realizada, nesta quarta e quinta-feira, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e promove o encontro entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

São dois dias de palestras, exposições e fóruns voltados para as discussões sobre as tecnologias capazes de transformar as vidas das pessoas hoje e em um futuro próximo, como o estudo do genoma wearables, impressão 4D, agricultura, água e inteligência artificial. O evento propicia ambientes de networking e aproximação de empreendedores com potenciais investidores.

– No momento que estamos comemorando 450 anos de fundação da cidade e lançamos o desafio de pensar um plano estratégico Rio 500 Anos. Temos a convicção que o ponto de partida para pensar este plano são as tecnologias emergentes e nada mais apropriado para estimular este debate do que trazer para a Cidade do Rio de Janeiro a primeira versão brasileira da EmTech, a mais importante conferência mundial sobre tecnologias emergentes”, disse o secretário.

A EmTech Brasil tem como slogan “O Futuro da Tecnologia, Hoje” e conta com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, que debatem com 800 cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores as mudanças tecnológicas e suas tendências, aquelas que transformarão o futuro. A conferência está reunindo todos os atores envolvidos no processo de tecnologia e inovação (cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores, estudantes, empresários e empreendedores) para discutir esses temas e promover mudanças concretas na sociedade, tendo como aliada a tecnologia.

A diretora-geral da EmTech Brasil e editora da MIT Technology Review em Português e Espanhol, Cecilia Nicolini, ressaltou a importância da realização desta primeira edição do EmTech no Brasil. “A tecnología pode ser importante aliada do desenvolvimento em países como o Brasil, nos quais as instituições públicas e privadas têm mostrado interesse por projetos que buscam transformar a realidade e impactar os ecosistemas de empreendedorismo e inovação”.

Já Kathleen Kennedy, presidenta de MIT Technology Review e do MIT Enterprise Forum, ressaltou que nos últimos anos a tecnologia evoluiu e transformou o mundo por conta do trabalho e do esforço de inovadores dedicados a criar projetos disruptivos que contribuam diretamente para a transformação positiva da sociedade. “Pretendemos trazer a EmTech para o Brasil todos os anos e investir nos inovadores com menos de 35 anos”, afirmou Kathleen Kennedy.

Para Elias Ramos de Souza, diretor de Inovação da Finep, instituição patrocinadora do evento, “a parceria com a MIT Technology Review resultará no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a Finep está muito empolgada com as posibilidades”.

Nesta quinta-feira (19/nov), serão anunciados os dez vencedores do “Prêmio Inovadores com menos de 35 anos”, eleitos pelo MIT. Ontem, eles puderam exibir seus projetos em pitches de 1,5 minuto para fundos de investimento e investidores-anjo. Para promover o networking e a realização de negócios, também há um Venture Point, além de palestras focadas no universo dos ecossistemas de inovação. Maiores informações pelo site http://www.emtechbrasil.com

EmTech é o acrônimo das palavras emerging technologies, uma referência para os especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A edição americana da MIT Technology Review publica um relatório anual em que mostra as dez tecnologias emergentes mais potentes do mundo, aquelas que serão capazes de mudar nossas vidas na próxima década. Elas são apresentadas em Cambridge (Massachusetts), quando pesquisadores que as desenvolveram encontram com empresários, empreendedores e investidores interessados em conhecer o futuro.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s