Secretário participa da posse do novo diretor do Parque Tecnológico da UFRJ

possejosepinto2O secretário de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, participou, nesta segunda-feira (16/nov), da cerimônia de posse do novo diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, o professor José Carlos Pinto, sucedendo a Mauricio Guedes, fundador e idealizador do parque e que irá se aposentar. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (CT2), na Coppe/UFRJ, e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de instituições de ensino, pesquisa, fomento e desenvolvimento de todo o país.

José Carlos Pinto, a partir desta data, terá a missão de conduzir o relacionamento entre as 46 empresas instaladas no Parque, a Universidade e demais agentes promotores de inovação e empreendedorismo no Brasil. O ambiente de inovação predominante no Parque garante às empresas um acesso diferenciado a laboratórios, profissionais de alta qualificação e gera oportunidades de negócios e de pesquisas de ponta.

Em seu discurso, Franklin Dias Coelho ressaltou a importância do parque tecnológico não só como patrimônio científico e tecnológico da cidade e do pais, como também se constitui numa referência de projeto que quebra o paradigma que colocava de um lado o conhecimento da Universidade e, de outro, a inovação nas empresas. “O Parque tecnológico do Fundão integra Universidade e empresas e hoje dialogam com os caminhos de inovação da Cidade do Rio de Janeiro nas áreas de Cidade Digital, Projetos de Big Data, no Fórum de Cidade Inteligente e na discussão de Legado das Olimpíadas na área de Ciência e Tecnologia”, afirmou o secretário, louvando o trabalho profícuo coordenado por Mauricio Guedes e saudando e dando boas-vindas ao professor José Carlos Pinto.

Mestre (1987) e doutor (1991) em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto é professor titular da UFRJ, onde ingressou, em 1992, como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe. Fez pós-doutorado, em 2000, na área de reatores químicos. José Carlos Pinto foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, de 2013 a 2015, e diretor executivo da Fundação Coppetec, instituição sem fins lucrativos, responsável pelos contratos entre empresas e universidade, de 2011 a 2015. Desde setembro de 2015 ocupava a Diretoria de Assuntos Acadêmicos da Coppe, cargo que deixa para assumir a Diretoria Executiva do Parque Tecnológico.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s