Exposição “Rio 450 Anos de Música” encanta frequentadores da Nave do Conhecimento de Triagem

103Cerca de 100 crianças e adolescentes moradores do Condomínio Carioca participaram, na tarde desta sexta-feira (13/nov), da abertura da exposição “Rio Música 450 anos”, na Nave do Conhecimento de Triagem. Guiados pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, pela curadora da mostra, Rosana Lanzelotte, e pela coordenadora do Projeto das Naves do Conhecimento, Maria Helena Cautiero, os pequenos se encantaram com os equipamentos que reproduziam músicas e imagens históricas e com as réplicas de instrumentos musicais de várias partes do mundo.

O projeto se apoia no conteúdo reunido ao longo de seis anos para o portal “Música Brasilis” (www.musicabrasilis.org.br), iniciativa que tem como objetivo o resgate e a difusão de música brasileira de todos os tempos e gêneros. Todo o seu conteúdo será armazenado na “Nuvem do Conhecimento”, proporcionando o acesso à exposição de todos os frequentadores das oito Naves do Conhecimento instaladas nas zonas Norte e Oeste.

125Frequentador diário da Nave de Triagem, Mateus Felisberto da Cunha, de apenas 9 anos, se tornou apreciador da música de Tom Jobim, que ouve constantemente nos computadores do espaço digital. “Estou adorando a exposição. Já conheci instrumentos da África, Itália e China e escutei sambas antigos. Estou feliz de ver a nave cheia de crianças. Ela não pode acabar”, reivindicou. A família de Mateus é ex-moradora da Comunidade de Manguinhos, e se mudou para o condomínio no ano passado, quando de sua inauguração pelo projeto Minha Casa, Minha Vida, em parceria da Prefeitura do Rio com o Governo Federal.

A exposição faz parte do calendário em comemoração aos 450 anos da cidade. Ficará aberta ao público até o dia 13 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 13 às 21h, e sábados, domingos e feriados de 9h30 às 16h30. A mostra é uma parceria entre a SECT, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Múscia Brasilis.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s