Naves do Conhecimento promovem formatura em videoconferência para 801 alunos do curso de inglês para o turismo

A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e a Fundação Sequoia promovem, nesta quarta e sexta-feira (11 e 13 de novembro), a entrega de certificados para 801 alunos formandos do Curso de Inglês para o Turismo cujas aulas foram ministradas nas salas multimídia das 8 Naves do Conhecimento durante o segundo semestre de 2015. A cerimônia será feita em vídeoconferência entre as oito naves situadas nas zonas Norte e Oeste, o gabinete do secretário de C & T, Franklin Coelho, no Centro da cidade, e a sede da Fundação Sequoia, na Barrada Tijuca. Esta ação só é possível graças aos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponíveis nas Naves, como lousa digital e o software Webex, próprio para este tipo de interação.

Capacitados no uso da tecnologia para o estudo à distância e presencial, os 801 alunos vão estar em suas respectivas naves, de onde vão interagir com o secretário e com diretores e coordenadores da Fundação Sequoia. Nesta quarta-feira, a partir das 11h30, vão receber seus diplomas os alunos das Naves do Conhecimento de Padre Miguel, Penha, Madureira e Triagem. Na sexta-feira, às 16h15, será a vez dos formandos de Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu), Irajá e Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O Objetivo principal do curso foi o de ensinar inglês abordando o contexto da área de turismo, através de aulas presenciais e ferramentas da Web, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados nas Naves do Conhecimento. Na parte presencial, o professor desenvolveu o currículo do curso de forma a incentivar a produção oral dos alunos com predominância do vocabulário da área de turismo, utilizando ferramentas da web, editores de texto e imagens como facilitadores do aprendizado. No final de algumas aulas, a prática da conversação é feita, virtualmente, com voluntários estrangeiros de várias partes do mundo, ou presencialmente, com a visita destes às Naves do Conhecimento.

Os professores utilizam um Sistema Interativo de Gerenciamento de Conteúdo (Moodle), como ponto de partida para o aprendizado à distância, combinando-o com ferramentas Web para aumentar a produção dos alunos e capacitá-los coletivamente, tornando-os capazes de, à distância, realizar tarefas de pesquisas e completar projetos que são compartilhados nas aulas presenciais.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s