Naves do Conhecimento participam da eleição dos novos conselheiros tutelares

Neste domingo (04/10), as oito Naves do Conhecimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) vão funcionar como locais de votação para a eleição dos novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2016/2019. Este ano, pela primeira vez, o pleito será realizado em data unificada em todo território nacional. Qualquer morador do Rio, maior de 16 anos, poderá votar, das 9h às 17h, portando documento válido com foto e o título de eleitor ou comprovante de votação. Ao todo, 480 postos de votação funcionarão em todas as regiões do município, incluindo as Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu), Padre Miguel, Madureira, Irajá, Penha, Triagem e Nova Brasília (Complexo do Alemão). Endereços no final.

Este ano, 581 candidatos concorrem as 180 vagas de conselheiro tutelar titular e suplente. A listagem completa dos candidatos e dos postos de votação está disponível no portal eletrônico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio): http://www.cmdcario.com.br/. A organização no Município é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Mesmo com a votação, as Naves do Conhecimento funcionarão normalmente para o público. Apenas a de Nova Brasília, que não funciona aos domingos, abrirá apenas para o pleito.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente estão sendo cumpridos. Cada Conselho é formado por cinco conselheiros, escolhidos pela comunidade para um mandato de três anos. Eles são responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas como discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes.

Os Conselhos Tutelares funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. A partir das 18h, finais de semana e feriados, o contato pode ser feito por meio de telefones celulares, sempre com um conselheiro de plantão. O órgão é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e compõe o Sistema de Garantia de Direitos, como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. Atualmente no município existem 12 Conselhos Tutelares: Centro, Zona Sul, Vila Isabel, Méier, Ramos, Madureira, Jacarepaguá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Bonsucesso e Coelho Neto.

Endereços das Naves do Conhecimento:

1 – Nave do Conhecimento de Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, s/nº (esquina com Av. Izabel) – Largo do Bodegão.

2 – Nave do Conhecimento de Vila Aliança: Rua Antenor Corrêa, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral) – Divisa dos bairros de
Bangu e Senador Camará.

3 – Nave do Conhecimento de Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/nº, esquina com Rua do Açafrão.

4 – Nave do Conhecimento de Madureira: Parque de Madureira (acesso pela Rua Manuel Marques).

5 – Nave do Conhecimento de Irajá: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

6 – Nave do Conhecimento da Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

7 – Nave do Conhecimento de Nova Brasília (Complexo do Alemão): Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca).

8 – Nave do Conhecimento de Triagem: Condomínio Bairro Carioca (acesso no final da Rua Bérgamo, à esquerda) – Triagem.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s