Prefeitura premia curtas-metragens do projeto “Meu Rio Vale Um Filme”

bannerimperatorA Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a empresa CCR, realizam, no dia 18 de julho (sábado), a partir das 10h, a cerimônia de premiação dos curtas-metragens produzidos pelo projeto “Meu Rio Vale um Filme” em oficinas de audiovisual realizadas nas oito Naves do Conhecimento no primeiro trimestre deste ano. O evento será no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier, Zona Norte da Cidade e contará com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.


São cinco categorias a serem premiadas: Prêmio Voto Popular (Júri Popular – votação aberta pela internet até o dia 15 de julho); Melhor Edição; Melhor Filme; Melhor Roteiro; Melhor Conjunto da Obra de uma Determinada Nave (Júri Técnico). Os vencedores das categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Edição receberão como prêmios cursos na área de audiovisual e uma visita a um estúdio de filmagem. Para as categorias de Voto Popular e Melhor Desempenho da Nave será uma visita a um estúdio de filmagem. Todas as equipes vencedoras receberão troféus e seus integrantes, medalhas. Para assistir aos vídeos, basta acessar o site http://www.meuriovaleumfilme.com.br.

O objetivo do projeto foi levar oficinas de audiovisual com a temática dos 450 anos do Rio para as oito Naves do Conhecimento, envolvendo as comunidades do entorno dos espaços digitais e capacitando 20 participantes de cada nave (a partir dos 13 anos de idade) ao cinema e ao audiovisual por meio de uma abordagem teórica e prática. A análise de curtas-metragens foi associada à realização de exercícios de filmagem, oferecendo alicerces para que os participantes realizassem coletivamente, em um segundo momento, curtas-metragens que falassem sobre o bairro em que vivem. Ao final do curso foram produzidos 32 curtas-metragens nas oito Naves do Conhecimento.

Durante a bateria de 11 oficinas, os participantes, a maioria moradores do entorno das naves, foram divididos em quatro grupos para a produção de curtas-metragens a partir do conhecimento adquirido nas aulas. Cada um dos participantes cumpriu uma carga horária de 12 horas, quando desenvolveu um filme de até 3 minutos em cima da proposta apresentada na ficha de inscrição, com o acompanhamento de um orientador durante esse período. O orientador acompanhou a equipe desde a criação do vídeo até a edição final, sempre respeitando o desejo criativo do participante.

As oficinas disponibilizaram equipamentos para gravação e edição dos filmes, além de transporte para os locais de gravação. Os 32 curtas metragens serão exibidos nos cinemas ao ar livre das Naves do Conhecimento de Padre Miguel, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão), Irajá, Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu), Penha e Triagem.

Evento:     Premiação dos curtas-metragens do projeto Meu Rio Vale Um Filme.
Data:        18 de julho de 2015.
Horário:    10  às 12h.
Local:        Centro Cultural João Nogueira (Imperator).
Endereço:    Rua Dias da Cruz, 170, Méier (Zona Norte).

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s