PREFEITURA DO RIO INSTALA OS AROS OLÍMPICOS NO PARQUE DE MADUREIRA E NAVES DO CONHECIMENTO DESTACAM TEMÁTICA EM SEUS EQUIPAMENTOS

DSC_2207Com queima de fogos e iluminação especial, a Prefeitura instalou, na noite desta quarta-feira (20/05), os aros olímpicos no Parque de Madureira. Os cinco aros coloridos entrelaçados representando a união entre os povos, foram instalados sobre uma plataforma construída na parte superior da cascata existente na área de lazer inaugurada há 3 anos na região mais populosa da cidade, a Zona Norte.

Centenas de moradores compareceram ao evento para ver o símbolo olímpico. Após ouvirem os breves discursos do prefeito Eduardo Paes e da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016, Nawal el Moutawakel, se encantaram com o espetáculo de luzes e cores proporcionado pelos fogos de artifício. Também participaram da solenidade, entre outras autoridades, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o cônsul do Reino Unido, Jonathan Dunn, representando o país que doou o monumento ao Brasil. O sub-secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Antônio da Silva, representou a SECT.

DSC_2251Em sintonia com o evento, a Nave do Conhecimento Silas de Oliveira, que funciona dentro do parque, exibiu, em seu cinema ao ar livre, o filme “Carruagens de Fogo”, com temática olímpica. Além disso, até a realização da competição, em 2016, os equipamentos tecnológicos das oito Naves em funcionamento nas zonas Norte e Oeste vão contar a história dos esportes e de seus heróis deste que é considerado o maior evento do mundo. Os frequentadores dos oito espaços digitais vão ter acesso a conteúdos olímpicos e paralímpicos, além de informações de todas as transformações que a cidade está passando e que ficarão como legado. As Naves também funcionarão como centros de treinamento para os cerca de 70 mil voluntários que trabalharão nos dois eventos.

Os aros olímpicos pesam cerca de quatro toneladas e mede 25 metros de comprimento e 12 de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e vão ficar em uma região de ocupação territorial de mais de 90%, segundo o último censo do IBGE (2010).

Atualmente com 1.500 metros de extensão, o Parque de Madureira está sendo ampliado para 5 quilômetros, passando por oito bairros e chegando até a Avenida Brasil, principal via de acesso da cidade.

— Vivemos numa cidade cheia de desafios e as Olimpíadas estão servindo para melhorar a vida das pessoas. Por isso, é importante que todo carioca se sinta parte integrante desse movimento de transformação pelo qual o Rio está passando. E Madureira foi escolhido por ser o coração do subúrbio do Rio, onde nossa identidade foi forjada — disse o prefeito, que fez a tradução simultânea do discurso sobre a importância do espírito olímpico de Nawal el Moutawakel.

O Parque de Madureira será um dos três lugares onde as pessoas poderão assistir, em tempo real, a transmissão dos Jogos Olímpicos em telões (‘live sites’). Os outros pontos estarão instalados na Frente Marítima, na Região do Porto Maravilha, e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste.

Moradora de Oswaldo Cruz, a aposentada Maria Alice da Silva, 66 anos, aprovou a ideia de escolher Madureira para sediar os aros olímpicos. “A Zona Norte andava esquecida pelas autoridades, mas de uns anos para cá a gente passou a receber mais atenção. O parque é o quintal da minha casa, por isso é como se esse símbolo fizesse parte da minha vida”.

Arcos Olímpicos em Madureira_200515 021O monumento que representa a união dos cinco continentes foi doado pelo Reino Unido. Nas Olimpíadas de 2012, em Londres, a estrutura de alumínio decorou a Ponte Tyne, em Newcastle, uma das cidades onde foram disputadas partidas de futebol. A viagem da Inglaterra até o Brasil durou 20 dias, entre janeiro e fevereiro deste ano, e contou com o apoio da Marinha do Brasil.

Para comemorar a inauguração dos aros olímpicos, a prefeitura lançou conteúdo exclusivo, em coordenação com o Waze (http://waze.com), um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo. A partir de agora, quem utilizar o aplicativo vai identificar o Parque Madureira como área olímpica. No Waze, o parque ganhou ícone com a logomarca ‘cidade olímpica’ e informações exclusivas. Ainda este ano, o aplicativo apresentará conteúdo de outros pontos olímpicos da cidade.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s