PREFEITURA LANÇA CONCURSOS “RIO IDEIAS” E “RIO APPS” E “CÍRCULO VIRTUOSO ECOSSISTEMA STARTUP SOCIAL”

circulovirtuosoAções pretendem criar uma ambiência de inovação na cidade do Rio de Janeiro
“Rio, 450 anos de ideias”. Com esta temática comemorativa ao aniversário da cidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), lança a terceira edição dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”. O lançamento será nesta quarta-feira (06/maio), às 10h30, na Nave do Conhecimento de Triagem (Rua Bérgamo, 320 – Condomínio Bairro Carioca). O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, participarão da solenidade.

Segundo o secretário, o lançamento dos concursos dá início ao “Círculo Virtuoso Ecossistema Startup Social”, que visa “criar uma ambiência de inovação na cidade do Rio de Janeiro” com a realização de oito eventos durante o ano ligados à área de Tecnologia, Inovação e Comunicação (TIC). Começando com o “Rio Ideias”, de maio ao início de julho, e passando pela realização de 3 Criathons, quando hackers se reunem durante 3 dias para o desenvolvimento de projetos de aplicativos nas áreas da Construção Civil, Educação, Trabalho e Pesquisa, em parceria com as empresas Intel e EMC.

A premiação dos vencedores desses Criathons será feita durante a 13ª edição da “Rio Info”, maior evento de Tecnologia da Informação do Brasil, a ser realizada em setembro deste ano. Depois disso, haverá a realização do “Rio Apps”, quando os desenvolvedores transformarão as sugestões do “Rio Ideias” em aplicativos para uso do cidadão. E completando o “Círculo Virtuoso”, a seleção de alunos para a 7ª edição do Forsosft-Rio, projeto da SECT de formação de programadores de computador, junto com a “Forstartup”, ações de apoio às novas e pequenas empresas na área de TIC.

“Rio Ideias”: Serão 10 prêmios de R$ 1.000,00 para os 10 primeiros colocados e mais 20 prêmios de R$ 500,00 para os classificados da 11ª a 30ª posição. O objetivo do concurso “Rio Ideias” é estimular os cidadãos a sugerirem ideias de aplicativos que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas, contribuindo para o Rio de Janeiro se constituir em “Comunidades Inteligentes”.

backdroprioideias2015

Para participar do “Rio Ideias”, basta se cadastrar no site ideias.rioapps.com.br e, depois, enviar a ideia entre 06 de maio e 19 de junho. Os requisitos necessários para participar são residir na cidade do Rio de Janeiro, possuir CPF e ter mais de 16 anos. Um mesmo participante pode registrar diversas sugestões. Não há número limitado.

Bônus Inovação Tecnológica: É uma pontuação extra, decidida pela organização do concurso, que será conferida às ideias de aplicativos que indicarem o uso de tecnologias inovadoras, como uso de sensores, realidade aumentada etc. Para receber o bônus, o finalista deverá indicar como a tecnologia seria utilizada no aplicativo de forma coerente e viável.

No período de 11 de maio a 26 de junho, cada ideia de aplicativo inscrita será votada pelos usuários cadastrados no site e as 50 mais votadas serão submetidas a análise de um juri formado por autoridades, especialistas no assunto e usuários de tecnologia. Essa análise estabelecerá uma pontuação para cada finalista que será somada ao “Bônus Inovação Tecnológica”. A soma desses itens, definirá a lista dos vencedores.
Categorias de ideias: Na 3ª edição do “Rio Ideias” serão 15 categorias, divididas por áreas de interesse da população: Saúde, Educação, Transporte, Trabalho, Habitação e Urbanização, Porto Maravilha, Rio + Social, Rio Acessível, Gestão Pública e Prefeitura Presente, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Cultura, Diversidade, Naves do Conhecimento e Big Data.

As sugestões de ideias para aplicativos podem ser para qualquer plataforma (computadores, tablets, celulares, etc.) que possam atender a uma demanda da cidade ou a um desejo do próprio proponente que, certamente, atenderá aos anseios de outras pessoas. Podem ser sugeridos aplicativos, jogos ou qualquer outro software que faça do Rio uma cidade mais inteligente para os seus moradores e visitantes.

Na segunda etapa (Concurso “Rio Apps”), a ser realizado no segundo semestre deste ano, serão abertas inscrições para interessados em transformar essas ideias vencedoras em aplicativos para internet, smartphones, tablets e outras plataformas digitais. Os valores das premiações do “Rio Apps” ainda serão definidos.

Passo a passo de como participar: Os interessados em concorrer aos prêmios, devem, primeiramente, ler atentamente o regulamento do concurso disponível no link “Regulamento” do site ideias.rioapps.com.br. Caso concorde com os termos do regulamento, cadastre-se no site pelo sistema do Rio Ideias ou utilizando seu login do Facebook. Em seguida, basta selecionar uma categoria e escolher uma das frases complementares. As opções são “Eu gostaria de um aplicativo que…” ; “Eu gostaria de um jogo que…”; “Eu gostaria de aplicativo Rio 450 anos que…” e “Eu gostaria de um game sobre o Rio 450 anos que…”.

O concorrente deve completar a frase escolhida com até 500 caracteres explicando de forma clara a sua ideia e o uso das tecnologias inovadoras, se for o caso. Depois, é só inscrever a ideia e aguardar a moderação para a publicação da mesma no site.

Abaixo, as definições de cada categoria.

Saúde: Vida saudável: A categoria visa colher ideias de aplicativos que ajudem o carioca a fazer escolhas mais saudáveis no seu dia a dia, envolvendo temas como a alimentação saudável, atividades físicas e moderação no consumo de bebidas alcoólicas, gentileza nas relações e no trânsito, e cidadania.

Educação: Ideias de aplicativos que sejam ferramentas de produtividade e contribuam para uma abordagem mais colaborativa e para um currículo transversal, priorizando a educação por tópicos em detrimento da educação por assunto; possam ser incorporado em todos os aspectos e áreas de ensino e aprendizagem nos diversos campos do conhecimento; utilizam tecnologia e capacidade pedagógica em uma variedade de maneiras que tornar o aprendizado divertido, especialmente para as crianças mais jovens; contribuam para atividades que sejam desenvolvidas em conjunto com professores e alunos.

Transporte: Ideias para aplicativos que permitam uma gestão integrada; que sugiram como acompanhar o fluxo de informação em tempo real da rede de transporte e contribuam para um apoio inteligente à mobilidade da população.

Trabalho: Ideias de aplicativos que auxiliem na criatividade, produtividade e execução de tarefas; melhora e otimização dos processos no ambiente de trabalho; obtenção de resultados eficazes dentro da diversidade de atuação dos pequenos, médios e grandes empreendedores.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Habitação e Urbanização: Ideias para aplicativos para transformar os bairros cariocas em “Comunidades Inteligentes” e que auxiliem na elaboração de políticas públicas na área.

Porto Maravilha: Ideias para aplicativos que ajudem a população a conhecer todas modificações que ocorrem na cidade e que também proponham e divulguem melhorias do ambiente da cidade para o turismo.

Rio + Social: Ideias para aplicativos que permitam apoiar a qualificação imediata dos serviços de conservação urbana, iluminação pública, limpeza e coleta de lixo e trabalhar fluxos de informação que tenham por base a integração e força da comunidade que as caracteriza.

Rio Acessível: Ideias para aplicativos que permitam fluxo de informação que ajude a cidade a se tornar uma cidade mais acessível.

Gestão Pública e Prefeitura Presente: Ideias para aplicativos que, a exemplo da Central 1746, possibilite um fluxo de informação mais ágil, interativo e integrado no atendimento ao cidadão, nas soluções de diversos canais como telefone, web, presencial e mobile.
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Ideias para aplicativos que nos ajudem em garantir a qualidade de vida na cidade e na ecoeficiência da prefeitura.

Turismo: Ideias para aplicativos que ajudem na melhoria do ambiente da cidade para o turismo.

Cultura: Ideias para aplicativos que ajudem a valorizar a paisagem urbana e o patrimônio cultural da cidade.

Diversidade: Visa colher ideias de aplicativos que possam contribuir com o enfrentamento de preconceitos de gênero, raça, etnia, orientação sexual e idade que os e as habitantes da cidade do Rio de Janeiro enfrentam no seu dia-a-dia.

Naves do Conhecimento: Ideias para aplicativos que possam tornar a experiência dos frequentadores da Nave do Conhecimento ainda mais interativa e instigante.

Big Data: Ideias para aplicativos que utilizem séries históricas de dados e/ou dados em tempo real e proporcionem serviços inovadores para a cidade.

Evento: Lançamento dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”.
Data: 06 de maio de 2015.
Horário: 10h30.
Local: Nave do Conhecimento de Triagem.
Endereço: Condomínio Bairro Carioca (Rua Bérgamo, 320).

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s