PÚBLICO LOTA NAVE DO CONHECIMENTO DE IRAJÁ PARA VER EXPOSIÇÃO “RIO 450, UMA VIAGEM NO TEMPO”

irajateatro3Sessões de cinema e teatro lotadas, visitas de grupos escolares e interação do público com os equipamentos tecnológicos que refletiam parte da história dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Foi assim o final de semana na Nave do Conhecimento de Irajá, que sediou a 4ª e última edição da exposição”Rio 450, Uma Viagem no Tempo”, projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e do Jornal Extra.


A peça de teatro “Bossa Novinha”, encenada em palco montado na frente da nave, atraiu um público de 190 pessoas, que se encantou com a história e as canções sobre o estilo de música criado no Rio de Janeiro. As duas sessões de cinema ficaram lotadas, com a exibição dos filmes “Chega de Saudade”, na sexta-feira, e “Vermelho Brasil”, no sábado.

– Recebi relatos incríveis e emocionados de pais e crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir a uma exposição ou assistir a uma peça de teatro. Ficaram muito felizes em ver uma produção desse porte aqui em Irajá”, relatou o coordenador da Nave do Conhecimento, Norton Olegário.

Na entrada da nave, o público já se deparava com os 45 painéis expostos em 12 tótens com capas fictícias do jornal retratando os quatro séculos e meio de vida da Cidade do Rio de Janeiro. Os frequentadores podiam optar por um tour particular pelos tótens ou participar de visita guiada comandada por uma professora de história.

De sexta-feira e até ontem (domingo), os frequentadores tiveram acesso, nas Galerias Digitais, a painéis interativos com as exposições fotográficas “Histórias dos Bairros”, “O Carnaval Conta a História do Rio” e “O Cotidiano do Carioca”. Na Parede do Conhecimento o acesso foi através de um infográfico contando os três períodos da história da cidade e os dias atuais: Rio Colônia, Rio Império, Rio República e Rio Hoje.

Na “Mesa da Comunidade”, as crianças se divertiram desenhando as primeiras páginas com notícias que eles gostariam de ver estampadas nas capas do jornal nos próximos anos. Atores caracterizados de personagens da história da cidade (Dom Pedro, Estácio de Sá, Princesa Isabel, Carlota Joaquina, D. Maria) circularam pela Nave do Conhecimento, interagindo com o público e contando trechos da história da cidade. Além de Irajá, a exposição itinerante esteve nas Naves do Conhecimento de Madureira, Padre Miguel e Triagem.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s