NAVES DO CONHECIMENTO RECEBEM TECNOLOGIA COMO LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS 2016 PARA A CIDADE

centroolimpico

 

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT), e a Cisco Systems anunciam, nesta quinta-feira (26/mar), às 10h, no Museu de Arte do Rio (MAR), o projeto “Naves do Conhecimento Olímpicas”. Serão investidos R$ 10 milhões em produtos e serviços para equipar as Naves do Conhecimento do Engenhão, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), Madureira, Padre Miguel e Triagem com equipamentos modernos em estruturas de rede e dispositivos de telepresença como estímulo para o engajamento da população e formação de profissionais em tecnologia para atuação nos jogos Rio 2016. Após as Olimpíadas, todo esse aparato tecnológico ficará como legado para a cidade.


O objetivo do projeto é colaborar na preparação dos jogos Rio 2016 e na construção de uma Olimpíada mais inclusiva, com a participação e engajamento das comunidades do entorno das Naves do Conhecimento e da população em geral. Para isso, vai fornecer e instalar notebooks, mobiliário e equipamentos de Redes e Telepresença, além de tecnologia para ampliação da cobertura wi-fi no entorno das cinco Naves do Conhecimento. O prefeito Eduardo Paes e o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, participarão do evento.

Engenhão: A Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, a ser inaugurada em dezembro de 2015, estrategicamente escolhida pela proximidade com o Estádio Olímpico do Engenhão, será utilizada para difundir conteúdo e informações sobre a história das Olimpíadas e seus esportes e sobre as transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. Receberá infraestrutura tecnológica e equipamentos de Telepresença, funcionando como hub de engajamento olímpico para as demais Naves do Conhecimento e usuários remotos, ampliando o público a ser atingido e criando um ambiente de colaboração com as demais comunidades da cidade do Rio de Janeiro.

 

Triagem: Com cerca de 3 mil metros quadrados e funcionando como centro de gestão dos espaços digitais comunitários de alta tecnologia, a Nave do Conhecimento de Triagem vai receber um Centro de Treinamento, o laboratório Cisco Networking Academy (NetAcad), que também funcionará como um hub para as demais Naves e usuários remotos para o desenvolvimento e gestão de um programa de capacitação em tecnologia para a formação de profissionais de TI/Redes para atuação nos Jogos Rio 2016.

 

O local vai receber ainda uma moderna sala de Telepresença para uso de programas diversos como, por exemplo, sessões interativas com atletas, treinamentos à distância e integração com o Programa de Educação do Rio 2016 (Transforma). A Sala 3.0, localizada no segundo andar, vai se transformar em um espaço de treinamento para os moradores do Condomínio Bairro Carioca, onde fica a nave, composto de 10 mil pessoas oriundas de áreas de risco e beneficiadas pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Complexo do Alemão, Padre Miguel e Madureira: As Naves do Conhecimento de Nova Brasília, Padre Miguel e do Parque de

 

Madureira também receberão nova infraestrutura de redes e dispositivos de Telepresença, ampliando a cobertura do programa de engajamento aos Jogos, do legado olímpico e permitindo que as comunidades próximas a estas naves possam também ser incluídas e se engajar nos Jogos Rio 2016. Além disso, o uso dos dispositivos de Telepresença resultará em um grande impacto nas áreas de educação, capacitação profissional, difusão de conteúdo e inclusão digital, beneficiando inúmeras pessoas das comunidades vizinhas antes, durante e após os Jogos Rio 2016.

Nestas três naves serão instaladas áreas de colaboração desenhadas para melhor interação e integração com os hubs de Triagem e Engenhão. Será um ambiente agradável, descontraído e também equipado com tecnologia de Telepresença para capacitação profissional, treinamento presencial ou remoto (via aplicativo WebEx), compartilhamento de experiências empreendedoras, palestras, sessões de colaboração entre as comunidades, governo, atletas e Comitê Organizador Rio 2016.

Serviço:

Evento: Lançamento projeto “Naves do Conhecimento Olímpicas”.

Data: 26 / Março / 2015.

Horário: 10h.

Local: Museu de Arte do Rio (MAR).

Endereço: Praça Mauá, nº 05.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s