ESPANHOL ESPECIALISTA EM TRANSPORTES DÁ PALESTRA NA NAVE DO CONHECIMENTO DE TRIAGEM

Mais um intelectual de renome internacional dá palestra na Nave do Conhecimento de Triagem. Nesta sexta-feira (06/março), às 9h30, o espanhol Jaume Barceló, um dos criadores de um simulador microscópico de tráfego, dará a palestra “Modelos para Mobilidade Inteligente em Cidades Inteligentes”. Barceló é o quarto pensador a utilizar o espaço de discussão “Aprendizagem para o 3º Milênio”, que funciona na Nave de Triagem, inaugurada em maio do ano passado dentro do Condomínio Bairro Carioca, que possui cerca de 10 mil pessoas oriundas, em sua maioria, de áreas de risco das comunidades cariocas.

 
Desde 1986, Jaume Barceló é professor titular do Departamento de Estatística e Investigação Operacional na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). É doutor em Ciências Físicas pela Universidade Autônoma de Barcelona (1974) e especialista na aplicação de técnicas de otimização e simulação para problemas de transporte. Em 1985, ele montou um grupo de pesquisa que desenvolveu um simulador microscópico de tráfego chamado AIMSUN, e foi co-fundador e diretor científico do TSS, uma empresa spin-off da UPC criada para comercializar, manter e prestar apoio técnico aos AIMSUN.

 
Atualmente, Jaume Barceló é o chefe de TIC e projectos de transporte de inLab FIB na UPC. Participou como pesquisador principal em mais de 20 projetos dos Programas da União Europeia em Inovação & Desenvolvimento.

 
Já visitaram o espaço comunitário de alta tecnologia situado em um condomínio do projeto “Minha Casa, Minha Vida, o sociólogo italiano Domenico De Masi (palestra “O Ócio Criativo e a Terceira Plataforma Tecnológica”), o professor, poeta e escritor português Álvaro de Oliveira (“Meu Bairro, Minha Cidade”), e o historiador da Educação, António Nóvoa (“Educação para o Século XXI”)

 

Com 3 mil metros quadrados a Nave do Conhecimento de Triagem possui espaços para capacitação de jovens e adultos na área de Tecnologia da Informação, como também de professores da rede pública que queiram levar recursos do mundo digital para dentro da sala de aula ou realizar aulas na sala multimídia, equipada com lousa digital e laptops nas mesas dos alunos. Atualmente, existem oito Naves do Conhecimento em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro: Triagem, Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Penha, Irajá e Nova Brasília (Complexo do Alemão).

 
Coordenadoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia: 2976 7397 / 8909 1547 / Wilson França: wilfranca@hotmail.com.

Site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sect
Blog: sectrj.wordpress.com
Twitter: twitter.com/sectrj
Facebook: http://www.facebook.com/sectriodejaneiro

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s