RIO ELEITO UMA DAS 7 CIDADES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

O Rio de Janeiro foi escolhido uma das “7 Comunidades Mais Inteligentes do Mundo” pelo Intelligent Community Fórum (ICF), entidade internacional que avaliou cerca de 300 cidades em todo o planeta. O anúncio foi feito em NovaYork e o ICF citou como iniciativas de Smart City o projeto das Naves do Conhecimento, o Centro de Operações Rio (COR), a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o Data.Rio (portal de dados pública), o Museu de Arte do Rio (MAR), os BRTs (Transporte Rápido por Ônibus) e as 32 Casas “Rio Digital”, entre outras.

É o terceiro ano consecutivo que o Rio de Janeiro participa do Fórum. Nas duas edições anteriores (2012 e 2013), a cidade ficou entre as 21 Comunidades Mais Inteligentes. Agora, para incluir a cidade no Top7, o ICF destacou o esforço do Rio de Janeiro em sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas “gerando oportunidades da cidade se revitalizar e planejar uma série de atividades centradas no futuro, incluindo um melhor sistema de transporte”.

– É um reconhecimento internacional muito significativo a cidade do Rio de Janeiro estar na lista das ´World´s Top 7 Intelligent Communities of 2015´. Demonstra que estamos no caminho certo e aproveitando os grandes eventos e se apropriando deles para deixar um legado de uma cidade inteligente para todos os cariocas e visitantes”, disse o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, responsável pela candidatura do Rio de Janeiro.

Em 11 de junho deste ano será eleita a campeâ, em evento em Toronto, no Canadá, durante a Cúpula Anual do Intelligent Community Forum. O Rio de Janeiro disputará com 3 cidades americanas: Arlington County (Virginia); Columbus (Ohio) e Mitchell (Dakota do Sul), além de Ipswich, Queensland (Austrália); New Taipei City, (Taiwan) e Surrey, British Columbia (Canadá).

Outros projetos citados pela entidade que colaboraram na escolha do Rio foram o ForsoftRio (curso de formação de programadores de computador com inglês técnico), os concursos “Rio Idéias” e “Rio Apps” de desenvolvimento de aplicativos para os cariocas e visitantes. Para mais informações, acesse http://www.intelligentcommunity.org. Caso queira assistir ao vídeo com o anúncio das 7 cidades finalistas é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?x-yt-ts=1422579428&v=u4iVLL5taE4&x-yt-cl=85114404&feature=player_embedded.

A fim de qualificar-se como uma Comunidade Inteligente TOP7, essas cidades e regiões primeiramente concorreram ao Community Forum Smart21, quando foram eleitas as 21 finalistas, em outubro do ano passado, entre centenas de comunidades avaliadas de todo o mundo. Os candidatos foram avaliados com base em cinco indicadores inteligentes comunitários, que fornecem a estrutura conceitual para a compreensão de todos os fatores que determinam a competitividade e as chances de uma comunidade ser aprovada no que o Fórum de Comunidades Inteligentes chama “A Economia de banda larga.”

Além disso, o Fórum é guiado por um tema anual, que em 2015 é a Comunidade Revolucionária. Segundo os organizadores, esta é uma tentativa de estudar e ter um diálogo global sobre planejamento urbano e regional e como isso está afetando a maneira como as pessoas vivem, trabalham e criam nas suas cidades e vilas.

De janeiro a junho do ano passado, o Fórum apresentou para uma empresa de pesquisa independente dados detalhados fornecidos por cada cidade. Esta empresa realizou uma análise quantitativa das informações sobre dezenas de fatores e produziu uma pontuação para cada comunidade, elegendo as 21 finalistas. Para a escolha das “TOP 7”, especialistas do ICF visitaram cada uma das sete cidades finalistas para validar os dados fornecidos e preparar relatórios de avaliação, que serão analisados por um júri internacional de Comunidades Inteligentes. Ao final, esta análise qualitativa é confrontada com a pontuação quantitativa. Após o cruzamento destes dados, os organizadores escolhem a cidade campeã, em solenidade em junho, em Toronto, no Canadá.

O co-fundador do Intelligent Community, Louis Zacharilla ressaltou que apenas 126 comunidades ao redor do mundo têm sido nomeadas Comunidades Inteligentes ao longo dos últimos 16 anos. “Os membros do mundo inteiro da nossa Fundação felicitam o novo TOP7. Este grupo representa uma gama de diferentes abordagens e estratégias de planejamento. Cada um é revolucionário em seu próprio caminho, e cada um tem planejado seu futuro de uma forma consistente e levando em conta sua identidade cultural, ao usar ferramentas digitais universalmente disponíveis e as tecnologias de banda larga”.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s