INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE INGLÊS PARA O TURISMO VÃO ATÉ DOMINGO NAS NAVES DO CONHECIMENTO

São 960 vagas distribuídas em 32 turmas com aulas às quartas e sextas-feiras
Estão abertas até o próximo domingo (1º/fev) as inscrições para o curso gratuíto de “Inglês para o Turismo” nas 8 Naves do Conhecimento instaladas nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. São 960 vagas distribuídas em 32 turmas com aulas às quartas e sextas-feiras e as inscrições podem ser feitas pelo endereço virtual formacao.navedoconhecimento.org.br. O candidato a uma das vagas deve acessar o link “Outros Cursos”, depois “Idiomas” e, finalmente, “English Works”. A seleção será feita através de sorteio e as aulas já começam nos próximos dias 4 e 6 de fevereiro. São 48 horas de carga horária distribuída em uma aula de duas horas por semana, durante seis meses.

Às quartas-feiras, as aulas serão ministradas nas Naves de Padre Miguel Madureira, Penha e Triagem (endereços no final do texto). Serão formadas turmas de Inglês Nível 1 nos horários de 9h30 às 11h30, 15h15 às 17h15 e 17h30 às 19h30. Para Inglês 2 terá turma das 13h às 15h. Às sextas-feiras as aulas serão nas Naves de Santa Cruz, Irajá, Nova Brasília e Vila Aliança. Inglês 1 com turma das 9 às 11h, 11h15 às 13h15 e 14h15 às 16h15. Inglês 2 das 16h30 às 18h30.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com a Fundação Sequoia, e é voltado para pessoas que estejam no mínimo cursando o ensino fundamental, com interesse em aprender inglês voltado ao mercado de turismo do Rio de Janeiro, e para professores do ensino fundamental e médio. As aulas são presenciais e com utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pelas Naves do Conhecimento.

As aulas são ministradas por um professor nativo direto dos Estados Unidos, um professor virtual de inglês brasileiro e um monitor de inglês contratado na própria comunidade beneficiada pela projeto. Os professores virtuais ficam em contato com diversas salas de aula simultaneamente, utilizando-se do software Webex, próprio para este tipo de interação, e das lousas digitais disponíveis nas salas multimídias das Naves.
O curso é dividido em 7 unidades e ao término de cada uma delas haverá uma apresentação oral das produções elaboradas pelos alunos. Após a apresentação dos projetos, os alunos se engajam, com o apoio dos professores do curso, em atividades práticas em situações reais do uso da língua inglesa. Os professores desenvolvem o currículo do curso de forma a incentivar a produção oral dos alunos com predominância do vocabulário da área de turismo, utilizando ferramentas da web, editores de texto e imagens como facilitadores do aprendizado. Uma aula será prática, com visita dos alunos a um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro e com diálogos em inglês. Os professores utilizam um Sistema Interativo de Gerenciamento de Conteúdo (Moodle), como ponto de partida para o aprendizado à distância, combinando-o com ferramentas Web para aumentar a produção dos alunos e capacitá-los coletivamente, tornando-os capazes de, à distância, realizar tarefas de pesquisas e completar projetos que serão então compartilhados nas aulas presenciais.

Desta forma, além de desenvolver o conhecimento do idioma inglês, os alunos tem a possibilidade de desenvolver habilidades tecnológicas que podem ser muito úteis e importantes para a continuidade de seu aprendizado após o término do curso. A metodologia foi desenvolvida de forma que os alunos sejam capazes de se comunicar em inglês dentro de assuntos relacionados à área de turismo, mesmo que de forma básica, ao final do período de estudo.

Endereços das Naves do Conhecimento:

Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/nº (esquina com Rua do Açafrão).

Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, s/nº (Largo do Bodegão).

Madureira: Parque de Madureira (entrada pelo portão da Rua Manoel Marques).

Irajá: Praça de Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

Vila Aliança (Bangu): Rua Antenor Côrrea, 01 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Nova Brasília: Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca) – Complexo do Alemão.

Triagem: Condomínio Bairro Carioca (acesso no final da Rua Bérgamo- próximo à estação do Metrô).

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s