SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTREGA 4.600 CERTIFICADOS AOS FORMANDOS DE 2014 DAS CASAS RIO DIGITAL

Cerimônia será neste sábado, a partir das 9h, na Associação Brasileira de Imprensa.

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) promovem, neste sábado (13/dez), a cerimônia de formatura dos 4.600 alunos que fizeram cursos em 2014 nas 32 “Casas Rio Digital (CRD)” instaladas pela cidade, a maioria em comunidades carentes. A solenidade ocorrerá no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro da Cidade, a partir das 9 horas da manhã. O secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e a coordenadora executiva da Redeh (ong co-gestora do projeto), Maria Aparecida Schumaher, estarão presentes. Ao final, os formandos vão assistir show do grupo de samba de raiz “Pixin Bodega” e participar de sorteios.

Os 4.600 formandos de 2014 fizeram os cursos de “Alfabetização Digital” e do Programa “Intel Aprender” (“Tecnologia e Comunidade”e “Tecnologia do Trabalho”), além de “Montagem e Manutenção de Micro”, e “IT Essentials (Tecnologia de Informação e Comunicação de Dados), da Cisco, empresa parceira do projeto.

As “Casas Rio Digital” são espaços de capacitação on-line e presencial distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro. Atualmente são 32 espaços em funcionamento equipados com microcomputadores, ar condicionado e equipamentos multimídia, conectados à internet em banda larga, utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias. As “Casas Rio Digital” têm acordo de cooperação técnica com as empresas Intel e Cisco.

O espaço também pode ser utilizado pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e lazer. Os bairros beneficiados são Rocinha, Maré, Complexo do Alemão, Ilha do Governador, Santa Cruz (3), Realengo, Vila Kennedy, Pedra de Guaratiba (2), Gamboa,Campinho, Gardênia Azul, Vila Isabel, Parada de Lucas, Paciência, Manguinhos, Centro, Bangu (3), Ilha do Fundão, Caju, Complexo do Alemão (2), Santa Teresa, Cordovil, Padre Miguel, Curicica, Lins e CRD Itinerante.

O curso “Tecnologia de Informação e Comunicação de Dados”, por exemplo, apresenta uma exposição aprofundada ao hardware e aos sistemas operacionais de computadores. Os alunos aprendem sobre a funcionalidade dos componentes de hardware e de software, bem como sobre as melhores práticas sugeridas em manutenção e sobre assuntos relacionados à segurança. Por meio de atividades práticas e laboratórios, os alunos aprendem como montar e configurar um computador, instalar sistemas operacionais e softwares, e identificar e solucionar os problemas de hardware e de software. Além disso, estão incluídos os capítulos sobre redes e habilidades de comunicação.

Desenvolvidos em parceria com a empresa Intel, os cursos de “Tecnologia e Comunidade” e “Tecnologia do Trabalho” são direcionados, respectivamente, para aprendizes com pouco conhecimento em informática e para quem apresentar nível intermediário de conhecimentos no mundo virtual. As atividades e projetos executados nos cursos envolvem o tema comunidade e priorizam a utilização do computador como ferramenta profissional.

O curso de “Alfabetização Digital”, por sua vez, é direcionado para quem ainda não utiliza o computador em seu cotidiano. As aulas vão desde identificar cada peça do computador, a como acessar a internet e navegar no mundo virtual utilizando as ferramentas disponíveis.

O programa Intel Aprender procura desenvolver nos jovens o pensamento crítico, a disposição para o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. O conteúdo do programa explora as ferramentas tecnológicas a partir de atividades e projetos  adaptados às realidades das comunidades onde moram os alunos. A idade mínima para fazer os cursos é de 12 anos e para os candidatos com idade inferior a 18 anos é necessária a apresentação da documentação dos responsáveis.

Evento: Formatura 2014 dos alunos das Casas Rio Digital.
Data: 13 de dezembro de 2014 (sábado).
Hora: 9 às 13h.
Local: Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s