NAVES DO CONHECIMENTO ABREM INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE INGLÊS PARA O TURISMO EM 2015

São 960 vagas distribuídas em 32 turmas com aulas às quartas e
sextas-feiras

Estão abertas as inscrições para as turmas do 1º semestre de 2015 do curso de “Inglês para o Turismo” nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Irajá, Penha e Nova Brasília. São 960 vagas distribuídas em 32 turmas com aulas às quartas e sextas-feiras e os interessados devem fazer as inscrições pelo endereço virtual http://formacao.navedoconhecimento.org.br/ ou procurar um desses estabelecimentos (endereços no final do texto). O curso é voltado para pessoas que estejam no mínimo cursando o ensino fundamental, com interesse em aprender inglês voltado ao mercado de turismo do Rio de Janeiro, e para professores do ensino fundamental e médio.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com a Fundação Sequoia, o curso se desenvolve através de aulas presenciais e ferramentas na Web, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados pelas Naves do Conhecimento. São 48 horas de carga horária distribuída em uma aula de duas horas por semana, durante seis meses. Nesta quarta-feira, através de videoconferência entre as 8 Naves e o Gabinete da Secretaria de C & T, foram entregues certificados para os 994 alunos que concluíram o curso no segundo semestre de 2014.

As aulas são ministradas por um professor nativo direto dos Estados Unidos, um professor virtual de inglês brasileiro e um monitor de inglês contratado na própria comunidade beneficiada pela projeto. Os professores virtuais ficam em contato com diversas salas de aula simultaneamente, utilizando-se do software Webex, próprio para este tipo de interação.

Às quartas-feiras, as aulas serão ministradas nas Naves de Padre Miguel Madureira, Penha e Triagem (endereços no final do texto). Serão formadas turmas de Inglês Nível 1 nos horários de 9h30 às 11h30, 15h15 às 17h15 e 17h30 às 19h30. Para Inglês 2 terá turma das 13h às 15h. Às sextas-feiras as aulas serão nas Naves de Santa Cruz, Irajá, Nova Brasília e Vila Aliança. Inglês 1 com turma das 9 às 11h, 11h15 às 13h15 e 14h15 às 16h15. Inglês 2 das 16h30 às 18h30.

Na parte presencial, o professor vai desenvolver o currículo do curso de forma a incentivar a produção oral dos alunos com predominância do vocabulário da área de turismo, utilizando ferramentas da web, editores de texto e imagens como facilitadores do aprendizado. Uma aula será prática, com visita dos alunos a um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro e com diálogos em inglês.

Os professores utilizam um Sistema Interativo de Gerenciamento de Conteúdo (Moodle), como ponto de partida para o aprendizado à distância, combinando-o com ferramentas Web para aumentar a produção dos alunos e capacitá-los coletivamente, tornando-os capazes de, à distância, realizar tarefas de pesquisas e completar projetos que serão então compartilhados nas aulas presenciais.

Desta forma, além de desenvolver o conhecimento do idioma inglês, os alunos tem a possibilidade de desenvolver habilidades tecnológicas que podem ser muito úteis e importantes para a continuidade de seu aprendizado após o término do curso. A metodologia foi desenvolvida de forma que os alunos sejam capazes de se comunicar em inglês dentro de assuntos relacionados à área de turismo, mesmo que de forma básica, ao final do período de estudo.

O curso é dividido em 7 unidades e ao término de cada uma delas haverá uma apresentação oral das produções elaboradas pelos alunos. Após a apresentação dos projetos, os alunos se engajam, com o apoio dos professores do curso, em atividades práticas em situações reais do uso da língua inglesa.

Entrega de certificados: Concluir curso de inglês gratuito e se capacitar no uso da tecnologia para o estudo à distância. Foi o que aconteceu com 994 alunos do curso de “Inglês para o Turismo”, turmas do segundo semestre de 2014, que receberam seus certificados nesta quarta-feira, às 15h, em formatura em videoconferência entre as sete Naves do Conhecimento espalhadas nas zonas Norte e Oeste e o gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT), no Centro da Cidade. Esta ação só foi possível graças aos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponíveis nas Naves, como lousa digital e o software Webex, próprio para este tipo de interação.

Durante a formatura, os alunos das naves conversaram entre si e com o subsecretário da SECT, Carlos Antônio da Silva que, direto de seu gabinete, na Candelária, promoveu a entrega dos certificados, junto com a coordenadora da Fundação Sequoia, Cristiana Magalhães.
Endereços das Naves do Conhecimento:

Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/nº (esquina com Rua do Açafrão).

Nova Brasília: Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca) – Complexo do Alemão.

Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, s/nº (Largo do Bodegão).

Madureira: Parque de Madureira (acesso pelo portão da Rua Manoel Marques).

Irajá: Praça de Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

Vila Aliança (Bangu): Rua Antenor Côrrea, 01 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Triagem: Condomínio Bairro Carioca (acesso pela Rua Bérgamo, 320).

Maiores informações: http://formacao.navedoconhecimento.org.br/

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s