NAVES DO CONHECIMENTO TRANSMITEM AO VIVO A INAUGURAÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA

arvore-estrelas_altaPelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com a Bradesco Seguros e apoio do Instituto Embratel, transmite, ao vivo, neste sábado (29/11), a partir das 20h, a inauguração da 19ª Árvore de Natal da Lagoa para as zonas Norte e Oeste. As Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Triagem e Nova Brasília (Complexo do Alemão) vão transmitir a cerimônia, que terá como tema “Um Natal de Luz” . A exibição se dará através de seus cinemas ao ar livre. Além disso, os visitantes poderão contemplar, em suas Galerias Digitais, exposição fotográfica digital com imagens de todas as edições (são 19) deste ícone que se tornou uma das maiores atrações turísticas da cidade.

Além de assistir ao espetáculo, quem estiver nesses locais poderá participar das “Ações Digitais da Árvore de Natal”, como concurso cultural, aplicativo para Facebook de montagem de cartões postais, vídeo colaborativo e muita informação e entretenimento. O site da Árvore de Natal da Lagoa (disponível em português, inglês e espanhol), transmitirá o espetáculo em tempo real e contará com os tradicionais cartões de Natal virtuais, dicas natalinas e de eventos culturais com descontos. Os canais digitais oferecerão ao usuário informações sobre os bastidores e curiosidades da Árvore.

Além disso, o Facebook será a rede social com maior número de ações, promovendo interação entre Twitter (@arvoredenatalbs), Instagram (Arvoredenatalbs) e Foursquare (Árvore de Natal Bradesco Seguros). Os internautas que postarem fotos com a hashtag #arvoredenatalbs terão suas imagens publicadas no site da Árvore. Para gerar maior identificação e novas formas de interação, a campanha “Natal é…” retratará a realidade cômica do cotidiano familiar por meio de cards com personagens e diálogos bem-humorados, estimulando curtidas e compartilhamentos.

arvore-velas_altaO espetáculo de inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, já se tornou um dos marcos do início das comemorações de fim de ano. Com transmissão pelas Naves do Conhecimento, o evento será ainda mais emocionante e contará com a participação do Coral da Fundação Bradesco, dos atores Laila Garin e Claudio Lins; da cantora Simone e da Família Lima, além da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A Árvore:

A Árvore de Natal da Lagoa (um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon) já se tornou referência internacional de Natal. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio exclusivo da Bradesco Seguros (seguradora oficial dos Jogos Rio 2016) e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Cenografia

A harmonia e o encanto do Natal estarão presentes, em cenografia inédita, na 19ª Árvore de Natal da Lagoa, que levará seus espectadores a uma reflexão poética sobre a importância do elemento Luz em suas vidas. Os jogos de luzes começam com as Estrelas. Uma base azul destaca as cadentes e diversas outras, de diferentes tamanhos, formas e intensidades, que brilham na noite até que a cenografia culmine no crepúsculo para um novo dia. Imponente, o Sol, a estrela dos dias, surge com seus raios que iluminam a Árvore em tons alaranjados que variam em um lindo dégradé no decorrer do dia, até que se põe no horizonte formado na base da Árvore, num grandioso entardecer multicolorido.

Nuvens anunciam a chegada da escuridão da noite, logo abrilhantada pela Lua e suas fases (nova, crescente, cheia e minguante) numa explosão de azuis, roxos, de intenso brilho. Em seguida, a luz natural dá lugar à artificial, criada pelo homem, com a representação de janelas. De formatos e tamanhos diversos, elas iluminam os lares das famílias, enfeitadas por velas, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de “Um Natal de Luz”.

Assinada por Abel Gomes, a cenografia da edição 2014 da Árvore de Natal da Lagoa será composta por 3,1 milhões de microlâmpadas; 24 quilômetros de estrutura tubular; 2.150 estrobos, responsáveis pelo efeito de estrelas brilhando; e 120 quilômetros de mangueiras luminosas.

A partir deste domingo (30/11), a 19ª Árvore de Natal da Lagoa ficará acesa de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 2h. Às sextas e sábados, o horário se estenderá até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis, como manda a tradição.

O espetáculo de abertura:

arvore-sol_altaEspecialmente para o espetáculo da inauguração da edição 2014 da Árvore, foi montada a apresentação musical “Estrelas da Nossa Vida”, dirigida por Maurício Tavares. No palco, o ator Claudio Lins conduzirá as performances das “estrelas na noite”. O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, encantará com as vozes de alunos das escolas de Osasco e do Rio de Janeiro. A atriz Laila Garin (consagrada no teatro em “Elis, a Musical”) interpretará Elis Regina em canções como “Casa no Campo”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Águas de Março”, também presentes na peça que retorna aos palcos cariocas no Teatro Oi Casa Grande.

A Família Lima mostrará ao público sucessos como “Toda Forma de Amor”, “Granada”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Amigos Para Sempre”. Já a cantora Simone apresentará seis músicas, entre elas “Aquarela do Brasil”, “Maria, Maria” e “Isso Aqui o que É”. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanhará toda a apresentação musical, com a regência do maestro Vantoil de Souza.

A apresentação culminará no acendimento da árvore. A já tradicional queima de fogos encerrará a cerimônia. A direção musical de “Estrelas da Nossa Vida” é de Julio Teixeira, que também assina os arranjos junto com Lucas Lima e Délia Fisher. O roteiro é de Guto Nobre e a direção de cena é de Carlinhos de Jesus.

A Estrutura:

Esta edição da Árvore de Natal da Lagoa envolve várias etapas (entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem) que exigem diferentes equipes. Ao todo, 1.200 pessoas (entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas) estão envolvidas no projeto.

A megaestrutura da edição 2014 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 29 de setembro, com a chegada das vigas metálicas que compõem o arranjo naval para sustentação da estrutura da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freiras.

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Lagoa pesa 542 toneladas. A estrutura foi montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores (que pesam entre 12 e 16 toneladas) interligados por vigas.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instalados 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led RGBW, além de cinco geradores embarcados (quatro de 550 kVA para iluminação básica e um de 30 kVA para serviço e sinalização noturna).

Carrilhão Eletrônico:

Um carrilhão eletrônico importado da Itália (semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano) reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez. O sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na programação está prevista a execução de composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal da Lagoa, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Endereços:

– Padre Miguel: Av. Marechal Marciano, s/n (esquina com a Rua do Açafrão).
– Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, s/n (Largo do Bodegão).
– Vila Aliança (Bangu): Rua Antenor Corrêa, 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).
– Nova Brasília: Praça do Terço s/n, ao lado do Cine Carioca (Complexo do Alemão).
– Madureira: Parque de Madureira (acesso pelo portão da Rua Manoel Marques).
– Irajá: Praça Nossa Senhora da Apresentação.
– Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica GREIP da Penha).
– Triagem: Condomínio Bairro Carioca (acesso pela Rua Bérgamo, 320).

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s