NAVE DO CONHECIMENTO DE VILA ALIANÇA REALIZA OFICINA SOBRE ABDIAS DO NASCIMENTO NESTE SÁBADO

banneroficinasabdias

No ano do seu centenário de nascimento e no mês da consciência negra, a Nave do Conhecimento de Vila Aliança realiza, neste sábado (29/nov), oficinas sobre a vida do intelectual e líder negro Abdias do Nascimento, que dá nome à nave, inaugurada em fevereiro de 2013. São 60 vagas distribuídas em 2 oficinas que serão realizadas de 10 às 12h e das 13h30 às 15h30. Inscrições no site www.formacao.navedoconhecimento.org.br. O caminho é: pílulas/ eventos/ Flizo nas Naves / Abdias do Nascimento e o Dia da Consciência Negra.

As oficinas serão ministradas pela escritora e educadora Eliza Larkin Nascimento, atual diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos  Afro-Brasileiros (IPEAFRO), criado por Abdias em 1981. Ela é viúva de Abdias.

Desde o dia 24 (segunda-feira), as oito Naves do Conhecimento exibem em suas Galerias Digitais painéis com fotos e textos contando a história deste brasileiro que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010, mas que a maioria dos brasileiros desconhece a sua trajetória de lutas pela igualdade racial e por um mundo melhor.

Esta ação é fruto de parceria entre a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) com o IPEAFRO e com o escritor Binho Cultura, idealizador da Feira Literária da Zona Oeste (Flizo) e nascido e criado em Vila Aliança.

Escritor, artista plástico, teatrólogo, político e poeta, Abdias do Nascimento foi uma das personalidades mais importantes para o movimento negro no Brasil. Fundou o Teatro Negro Experimental, participou do processo de redemocratização do Brasil, elaborou a primeira proposta de legislação instituindo políticas públicas afirmativas de igualdade racial como deputado federal, foi senador e fundador da SEAFRO (Secretaria de Defesa e Promoção da População Afro Brasileira).

Abdias ganhou muitos prêmios importantes como o Prêmio Mundial Herança Africana do Centro Schomburg para Pesquisa da Cultura Negra, em 2001; o Prêmio Toussaint Louverture, em 2004; o Prêmio Direitos Humanos e Cultura da Paz, em 1997; o Prêmio de Direitos Humanos da ONU, em 2003, além de concorrer ao Nobel da Paz de 2010.

Ativista desde a década dos 1920, ele foi o primeiro parlamentar negro a dedicar sua atuação política à defesa dos direitos da população negra. Além disso, ele foi artista e intelectual com grande atuação na poesia, nos palcos teatrais, nas artes plásticas e em várias universidades no Brasil e no exterior.

Em 1981 Abdias fundou o IPEAFRO, que hoje guarda seu acervo documental e museológico. O instituto realiza cursos, exposições, fóruns para educadores e outras ações focalizando as relações raciais e a história e cultura de matriz africana. Abdias do Nascimento nasceu em Franca (SP), em 14 de março de 1914, e faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de maio de 2011, aos 97 anos.

Evento: Oficinas “A Importante História de Abdias do Nascimento”.

Data: 29 de novembro (sábado).

Local: Nave do Conhecimento de Vila Aliança Abdias do Nascimento.

Endereço: Rua Antenor Correa, nº 01 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Horário: 10 às 12h e 13h30 às 15h30.

Vagas: 60 (30 por turma).

Inscrições:  http://formacao.navedoconhecimento.org.br/index.php/pilulas-eventos/flizo-nas-naves/abdias-do-nascimento-e-o-dia-da-consciencia-negra

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s