COMPETIÇÃO “SOLETRANDO” ESTIMULA ALUNOS DAS NAVES DO CONHECIMENTO NO ESTUDO DE INGLÊS

A finalíssima do “Spelling Bee” será neste sábado, na Nave de Triagem

A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), em parceria com a Sequoia Foundation, realiza, neste sábado (22/novembro), das 10 às 12h, a final da segunda edição do “Soletrando” (“Spelling Bee”) entre os alunos do curso de inglês das Naves do Conhecimento. A competição de alunos soletrarem palavras em inglês apresentadas por uma banca de jurados é comum nas escolas americanas. A SECT e a Sequoia vão realizar uma competição deste gênero por semestre, como forma de estimular os alunos a se aprofundarem no estudo do inglês.

Antes da finalíssima, foram realizadas eliminatórias e semifinais nas 8 Naves do Conhecimento, quando 4 alunos foram selecionados (1 por turma) e formaram as 8 equipes da fase final que disputarão os prêmios a serem distribuídos na manhã do próximo sábado na Nave de Triagem. Transformando as salas multimídias das Naves em arquibancadas, as torcidas organizadas assistirão e participarão do evento através das lousas digitais e do aplicativo Webex, que transmitirão online e ao vivo para as Naves distribuídas pelas zonas Norte e Oeste da Cidade.

Os 4 membros da equipe campeã ganharão, cada um, tablet, kit curso de inglês e certificados de participação, fornecidos pela Sequoia Foundation, instituição que ministra o curso nas Naves. Os 32 competidores, divididos em 8 equipes de 4 membros, ficam sentados nas mesas da sala multimídia de Triagem. Durante 4 blocos, eles são chamados em grupos de 8 (um concorrente por Nave), para soletrarem ao microfone, diante de uma equipe de jurados e torcedores, as palavras em inglês pronunciadas por Jason Skitch, canadense que atua como professor nativo nas aulas semanais.

Durante as fases eliminatórias, os alunos tiveram que soletrar as palavras que eram ditas pelos professores e diante dos colegas de sala de aula. As equipes finalistas foram formadas por 3 alunos do nível 1 e do nível 2. Na final, a ordem de  soletração das equipes é definida por sorteio. O aluno pode solicitar que a palavra sorteada seja repetida, no máximo, uma vez, e tem um minuto para soletrá-la.

Curso: Aulas de inglês com conversação com professores nativos direto do exterior. É o que a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) e a Associação Sequoia oferecem aos frequentadores das oito Naves do Conhecimento espalhadas pelas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Com duração semestral e aulas de duas horas por semana, o curso conta com um professor nativo direto do exterior, um professor virtual de inglês brasileiro e um monitor de inglês na sala de aula. Os professores virtuais ficam em contato com diversas salas de aula simultaneamente, utilizando-se do software Webex, próprio para este tipo de interação.

O Objetivo principal do curso é o de ensinar inglês abordando o contexto da área de turismo, através de aulas presenciais e ferramentas da Web, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados pelas Naves do Conhecimento. Desta forma, além de desenvolver o conhecimento do idioma inglês, os alunos tem a possibilidade de desenvolver habilidades tecnológicas que podem ser muito úteis e importantes para a continuidade de seu aprendizado após o término do curso.

A metodologia foi desenvolvida de forma que os alunos sejam capazes de se comunicar em inglês dentro de assuntos relacionados à área de turismo, mesmo que de forma básica. O curso é dividido em 7 unidades e ao final de cada uma delas haverá uma apresentação oral das produções elaboradas pelos alunos. Após a apresentação dos projetos, os alunos se engajam, com o apoio dos professores do curso, em atividades práticas em situações reais do uso da língua inglesa. Para conclusão do curso os alunos devem executar 14 horas de prática de inglês.

Prêmios:

1° Lugar: 1 tablet para cada um dos 4 membros da equipe + Kit English Works.

2° Lugar: Mochila + Dicionário Inglês -Português+ Kit English Works.

3° Lugar : Mochila + Kit English Works.

4° Lugar : Pendrive de 8GB + Kit English Works.

5°, 6°,7° e 8º Lugares: Kit English Works.

Para a equipe da Nave do Conhecimento mais animada: Sorteio de um tablet.

Para a torcida mais animada: Sorteio de um tablet.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s