COORDENADOR DE NAVE DO CONHECIMENTO FAZ PALESTRA EM UNIVERSIDADE AMERICANA

IMG_1264bO coordenador da Nave do Conhecimento de Padre Miguel, Vitor Bard, nascido e criado no bairro, representará a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), nesta quarta-feira (22/10), na Walsh University, em Ohio (EUA). Ele dará palestra no Institute of the Intelligent Community, durante cerimônia do Intelligent Community Forum (ICF), e vai apresentar o projeto das Naves do Conhecimento. Em dois anos de funcionamento, as oito naves já alcançaram a marca de 1,2 milhão de acessos e 9 mil alunos formados em cursos que vão de Alfabetização Digital à Programação de Computadores. A nave coordenada por Vitor foi a que alcançou as melhores metas.

 

Durante o evento, serão eleitas as 21 cidades mais inteligentes do mundo e o Rio é um dos fortes candidatos a ter seu nome na lista. Nas duas edições anteriores, a “Cidade Maravilhosa” ficou entre as 21 selecionadas. A previsão para 2014 é ficar entre as “Top 7”, cuja escolha será em janeiro de 2015 e, até mesmo, sagrar-se campeã, em junho do mesmo ano. O co-fundador do ICF, John Jung, visitou as Naves do Conhecimento em 2012 e as considerou o melhor exemplo de inclusão digital atualmente no mundo. Sua previsão é que as naves se tornem o maior legado dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

A cidade do Rio de Janeiro participa da seleção das cidades mais inteligentes do mundo respaldada por vários projetos, com destaque para as Naves do Conhecimento, o Centro de Controle de Gestão Urbana (COR), a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o Rio Datamine (base de dados pública), as 32 Casas “Rio Digital”, os concursos “Rio Idéias” e “Rio Apps” de desenvolvimento de aplicativos para os cariocas e visitantes, entre outros.

 

A Cimeira ICF, que ocorrerá em junho em NovaYork e escolherá a cidade campeã, é um encontro internacional de prefeitos, diretores administrativos, diretores de informação e agentes de desenvolvimento econômico de cidades, estados e regiões ao redor do mundo. Realizado em parceria com o Instituto Politécnico da Universidade de Nova York, trata-se de uma oportunidade única de aprender com as comunidades mais dinâmicas do mundo como usar tecnologias de informação e comunicação para construir cidades prósperas, inclusivas e sustentáveis.

 

Transformando bairros em “Comunidades Inteligentes”:

vitor b2Mais de 1,2 milhão de visitas e cerca de 100 mil pessoas cadastradas, com aproximadamente 9 mil alunos formados em seus vários cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Estes são os números alcançados pelas oito Naves do Conhecimento em apenas dois anos de existência. As naves são espaços comunitários de alta tecnologia que estão transformando a vida de milhares de moradores das zonas Norte e Oeste da cidade.

 

O projeto consta da implantação de uma rede de Naves do Conhecimento por toda a cidade, proporcionando à população carioca o acesso ao que existe de mais avançado em termos de cultura digital nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional. Pretende também facilitar a melhor integração entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando, inclusive, aos finais de semana.

 

Atualmente, existem oito Naves do Conhecimento em funcionamento no Rio de Janeiro, contemplando os bairros de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem. Nestes espaços, são ministrados mais de 15 cursos, que vão desde “Alfabetização Digital” a curso de web design e robótica.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s