PREFEITURA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DO_RGB_72dpi

 

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema de sua 11ª edição é “Ciência e Tecnologia Para o Desenvolvimento Social”. De amanhã (14/out) até domingo (19/out), a SECT mobiliza seus principais projetos com atividades inerentes à SNTC, como Internet Itinerante, Caravana da Ciência e sua rede de oito Naves do Conhecimento.

A SNCT acontece neste mês de outubro entre os dias 13 a 19 e o tema de sua 11ª edição é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira, visando estimular as instituições a abordar a ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

A abertura da SNCT nas Naves do Conhecimento ocorrerá nesta terça-feira, às 10h, na Nave de Triagem, com palestra “Meu Bairro, Minha Cidade”, do professor, poeta e escritor português, Álvaro de Oliveira. Estudioso do uso da tecnologia no cotidiano das pessoas, ele coordena na Comunidade Européia o projeto “My Neighbourhood / My City” (Meu Bairro, Minha Cidade) e vai abordar o tema de Cidades Inteligentes na melhoria da qualidade de vida das comunidades. A palestra é aberta ao público.

Nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Vila Aliança (Bangu) e Triagem vão ocorrer oficinas P3D “Aluno Protagonista” e na sexta-feira (17/out) os Cinemas ao Ar Livre de todas as Naves vão passar os curtas-metragens “VerCiência” e “Frankenweenie”, sempre às 19h. As Mesas da Comunidade de todas as naves vão exibir o mapa com todos os pólos de atividades da SNCT na cidade do Rio de Janeiro, além de exibir a história das mulheres protagonistas em C & T no país.

Nas Galerias Digitais será exposta a história da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a sua criação, em 2004. Desde então, a SNCT acontece anualmente no mês de outubro. Ela foi criada por decreto presidencial com o objetivo de criar e consolidar no Brasil um mecanismo que já estava sendo feito em diversos outros países como Reino Unido, Espanha, França, África do Sul e Chile e é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No final da semana, será lançado o concurso Rio Idéias, edição para as escolas públicas e para os frequentadores das Naves do Conhecimento. É um desafio para os cidadãos sugerirem ideias de aplicativos que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas, contribuindo para o Rio se constituir em uma Cidade Inteligente na data em que completará 450 anos, em 2015.

A Caravana da Ciência vai estacionar seu caminhão científico e tecnológico ao lado da Nave do Conhecimento do Parque de Madureira, onde, durante todo o dia de sexta-feira, sábado e domingo, vai realizar Oficinas de Experimentos Cientifícos com Materiais Reciclados, com o professor Tião.

As vans do projeto “Internet Itinerante” vão estacionar no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e no Planetário de Santa Cruz (Cidade das Crianças). No primeiro, vai ficar dias 13 e 14, das 9 às 20h, e no segundo, do dia 14 ao 16, das 9 às 16h. O projeto “Internet Itinerante” consta de laboratórios móveis de informática adaptados a veículos tipo van com 8 computadores cada, com conexão em banda larga, impressora, ar-condicionado e instrutores devidamente capacitados. Percorre os bairros do Rio, com maior foco nas comunidades carentes, ampliando o acesso livre aos computadores e à rede. Desde meados de 2010, a SECT integra o projeto às áreas pacificadas e ao cadastramento on-line de microempreendedores.

No período da SNCT, dezenas de cidades e centenas de instituições se articulam para organizar atividades sobre ciência, nas mais diversas linguagens: exposições, oficinas, vídeos, palestras, cursos, jogos, teatro, música, dança, visitas a laboratórios, caminhadas e trilhas ecológicas, entre tantas outras.

Instituições de ensino e pesquisa, associações, escolas, empresas e espaços científico-culturais abrem suas portas para a população e Ações Integradas são realizadas em praças públicas, ginásios, clubes, possibilitando maior aproximação com os moradores.

Sua realização conta com a participação de governos estaduais e municipais e de instituições de pesquisa e ensino. Em particular, diretores e professores de escolas de ensino fundamental e médio são estimulados a participar com seus alunos, preparando-os, ao longo do ano, para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.

Os principais objetivos são os de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, com atividades de C&T; valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação; mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; contribuir para que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações no dia a dia.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s