ÁGORA RIO DEBATE LEGADO OLÍMPICO NAS NAVES DO CONHECIMENTO

Plataforma colaborativa realiza eventos presenciais em Madureira, Vila Aliança, Padre Miguel e Complexo do Alemão

banneragoranasnaves

 

O Desafio “Ágora Rio” promoveu, na última sexta-feira (10/Out), o primeiro evento presencial para debater a ampliação do legado dos Jogos Olímpicos de 2016 – primeiro tema da plataforma colaborativa da Prefeitura do Rio que é mais uma forma de diálogo e participação efetiva da população nas tomadas de decisão do governo municipal. O encontro, aberto à população, foi realizado na frente da Nave do Conhecimento do Parque de Madureira, com projeções no telão do cinema ao ar livre.

Ágora4No primeiro mês de ação, o Ágora Rio já recebeu mais de 200 ideias para ampliação do legado olímpico. Após o encontro na Nave do Conhecimento de Madureira, o Ágora Rio fará outros três eventos presenciais em Naves do Conhecimento pela cidade. No dia 15 de outubro (quarta-feira), será em Vila Aliança (Bangu); no dia 16 (quinta-feira), em Padre Miguel, e no dia 17 (sexta-feira), na Comunidade de Nova Brasília, no Complexo do Alemão.

O Ágora Rio é um canal contínuo de debate e interação que encurta a distância entre o carioca e o poder público. A plataforma funciona como uma grande rede social para discussão e apresentação de propostas para políticas públicas. A cada três meses um novo desafio será lançado para os cidadãos. A plataforma foi lançada no dia 9 de setembro pelo prefeito Eduardo Paes e está disponível no portal da prefeitura no endereço http://www.desafioagorario.com.br.

Ágora11– “Os eventos do Ágora Rio nas Naves do Conhecimento se integram as ações de
pensar e de construir uma cidade cognitiva, criativa e inteligente, no qual o cidadão se torna protagonista na elaboração e implantação de políticas públicas. O cidadão percebe-se como peça ativa do mundo a sua volta. Com a tecnologia e a inovação a serviço do cidadão, criamos uma rede de conversações sobre a cidade e a consolidamos como ponto de encontro, lugar de todos os nossos sonhos e porque não, de nossos devaneios. Ideias que se tornam públicas e formam cidadãos que convivem e dialogam sobre o mundo real e identificando caminhos de uma participação e cidadania através das novas mídias digitais”, avaliou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

Entenda a plataforma: Todos os desafios terão a mesma estrutura. A primeira etapa é a fase de proposição, na qual os participantes poderão dar suas ideias e discutir com os demais na plataforma. Nesta fase, a Prefeitura do Rio vai acompanhar com suas secretarias para esclarecer o que já está sendo realizado e o que pode vir a se tornar concreto.

Ágora8A segunda etapa é a discussão. Neste momento, serão realizados encontros presenciais para diálogo e troca de conhecimento entre os representantes da prefeitura e a população que participou do processo. Após esta fase, as ideias mais bem ranqueadas serão colocadas para votação popular.

Encerrada a escolha, será produzido um documento, de forma colaborativa, com as ideias e suas vertentes. Em seguida, a prefeitura fará análise de viabilidade das propostas. A última etapa do desafio será a apresentação das propostas que poderão ser adotadas. Nesta última etapa, a Prefeitura do Rio apresentará quais serão as medidas tomadas e lançará o novo desafio.

– O Ágora Rio é uma plataforma que permite que a população se encontre virtualmente para debater ideias para a cidade. Com estes encontros, vamos trazer a discussão para o mundo concreto. Vamos reunir os cariocas para pensarmos e construirmos o Rio que queremos”, avalia o coordenador do Ágora Rio, Luiz Carlos Guedes, o Luti.

Inspiração grega: A plataforma também faz parte do programa Rio Colaborativo (pacote de ações que prioriza a gestão participativa) da Prefeitura do Rio. Na mesma linha, já foram realizadas iniciativas como o Hangout On Air, o Hackaton 1746 e a plataforma digital Rio+. A Central 1746, criada em 2011, também é uma das formas da gestão colaborativa. Todas essas ações tem o mesmo objetivo: aproximar ainda mais a Prefeitura do Rio do cidadão carioca.

A inspiração para a criação deste canal de comunicação com a sociedade veio das Ágoras gregas (o espaço público onde ocorriam as discussões políticas na Grécia Antiga). No Ágora Rio, como em qualquer ágora, todo cidadão tem o mesmo espaço e direito de expressão que qualquer outro, sem hierarquias ou representantes.

DESAFIO ÁGORA RIO – LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS

Cronograma:

9 de setembro: Início da fase de proposição.

Discussão Presencial nas Naves do Conhecimento

10 de outubro (sexta-feira)

Local: Nave do Conhecimento de Madureira.

Horário: 17h30.

Endereço: Parque de Madureira (acesso pelo portão da Rua Manoel Marques).

15 de outubro (quarta-feira)

Local: Nave do Conhecimento de Vila Aliança.

Horário: 17h30.

Endereço: Rua Antenor Correa, nº 01 (acesso pela Estrada do Taquaral).

16 de outubro (quinta-feira)

Local: Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

Horário: 17h30.

Endereço: Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão.

17 de outubro (sexta-feira)

Local: Comunidade de Nova Brasília (Complexo do Alemão).

Horário: 15h.

Endereço: Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca).

27 de outubro: Fase de discussão com três encontros presenciais.

10 de novembro: Início da votação das principais ideias.

17 de novembro: Produção do documento com as ideias escolhidas.

27 de novembro: Entrega do documento para análise da prefeitura.

4 de dezembro: Evento de resultado com as propostas adotadas, com a participação do prefeito e secretários.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s