SECT E ASSESPRO PROMOVEM SEMINÁRIO “CIDADES INTELIGENTES” COM PALESTRA DO SOCIÓLOGO DOMENICO DE MASI

cidadesinteligentes


A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro – RJ) realizam, nesta quinta-feira (25/SET), das 9 às 18h, o seminário “Cidades Inteligentes”, no Hotel Marriot, em Copacabana. O seminário vai contar com palestra do sociólogo italiano Domenico De Masi, autor do best seller “O Ócio Criativo”, entre outros livros. Inscrições e maiores informações pelo e-mail ep@assespro-rj.org.br ou pelo telefone (21) 2507 7181. O evento é uma parceria da SECT e da Assespro – RJ com a FGV Projetos e a Lide (Grupo de Líderes Empresariais), e conta com patrocínio da Firjan e Sebrae.

Durante todo o dia, palestrantes nacionais e estrangeiros vão debater a questão de como tornar nossas cidades mais funcionais e interativas com o apoio da TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação), além de discorrerem sobre as demandas criadas pela sociedade e as oportunidades para oferta de soluções, na forma de produtos, serviços e processos.

Como palestrante principal, o sociólogo italiano Domenico De Masi vai falar sobre um tema que vem se destacando no mundo: “O Ócio Criativo e a Terceira Plataforma Tecnológica”. Apresentará, às 15h30, suas ideias de como descansar em tempos nos quais a mente é estimulada a todo momento pela tecnologia e suas criações como celulares, aplicativos, comunicadores em tempo real etc. Ele vai esclarecer sobre o novo desafio de se trabalhar frente ao tempo de uso das novas tecnologias interativas e qual seu impacto na vida das cidades modernas. Visitante assíduo do Brasil, lançou recentemente o livro “O Futuro Chegou: Modelos de Vida para uma Sociedade Desorientada”.

No início da manhã, abrindo os painéis, será apresentado o case sobre a experiência de Búzios, município da Região dos Lagos que passou a utilizar TI em sua administração. Os três painéis subsequentes vão abordar, baseado na experiência vivenciada em Pirai,quando da implantação da 1ª Cidade Digital do país, os caminhos de uma cidade digital à uma cidade inteligente. A assessora especial da SECT, professora Maria Helena Cautiero, e os diretores da empresa Intel, Max Leite e Ersio Della Libera, vão ressaltar a importância e a urgência de se levar tecnologia para o cotidiano da população e para dentro da sala de aula, integrando a experiência da Cidade do Rio de Janeiro a caminhos já construídos de cidades digitais. Em suas exposições, procurarão identificar os novos caminhos de cidades inteligentes que têm se constituído a partir da “internet das coisas” e de seu uso no cotidiano da cidade.

À tarde, o painel “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes” reunirá o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio,Tande Vieira,o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e o Secretário Municipal de Conservação,Marcus Belchior. O objetivo principal deste painel é difundir as experiências de Cidades Inteligentes que já vêm sendo realizadas no Estado do Rio de Janeiro, em particular na Cidade do Rio de Janeiro, como os projetos do Centro de Operações Rio (COR), a Central 1746, o DATA RIO, os concursos Rio Ideias e Rio Apps, osTags Smart City (Adesivos Inteligentes), o Big Data Urbano, as Naves do Conhecimento, entre outros.

A proposta do seminário é mostrar que as novas criações tecnológicas permitirão a melhoria das relações entre os cidadãos, as empresas e os governos, em contextos como administração e contabilidade, gestão dos ativos urbanos, mobilidade urbana, segurança pública, entre outros. O “Cidades Inteligentes” quer fazer a aproximação de quem gera ideias com quem as consome. Levar para a discussão com foco nacional a revolução tecnológica dialogando com cidades como Cingapura e Barcelona, que desenvolvem processos semelhantes e, assim como o Rio de Janeiro, já têm parte de seu cotidiano administrativo regido por ferramentas de TIC.



SERVIÇO:

Evento: Seminário “Cidades Inteligentes”
Data: 25 / Setembro / 2014.
Horário: 9 às 18h.
Local: Hotel Marriot (Avenida Atlântica, 2.600 – Copacabana).


MANHÃ

8h30: Case: A Experiência de Búzios com Tecnologia da Informação
Palestrante: Rafael Fonteneles (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Búzios).

9h15: As Tecnologias de “Internet of Things: Alavancando o Futuro das Cidades Inteligentes”.
Palestrantes: Ersio Della Libera e Max Leite (Empresa Intel).

10h: Desafios da Gestão Municipal: Metodologia  Potencializada por Sistema de Informação.
Palestrante: Pedro Paulo Magalhães (Calandra Soluções).

10H45: Centros de Comando e Controle.
Palestrante: Gabriel Cavalcanti (Concessionária Porto Novo).

11h30: Educação e as Cidades Inteligentes
Palestrante: Maria Helena Cautiero (Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro

TARDE

14h: Abertura: com a participação dos Secretários de C & T da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, Franklin Coelho e Tande Vieira, respectivamente, do presidente da Assespro-RJ, Márcio Lacs e de representantes da Firjan e Sebrae.

14H30: Políticas Públicas Para Cidades Inteligentes
Palestrantes: Secretário Estadual de C & T, Tande Vieira; Secretário de C & T da Cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, e o Secretário de Conservação da Cidade do Rio de Janeiro, Marcus Belchior.

15h30: Palestra Principal:O Ócio Criativo e a Terceira Plataforma Tecnológica”.
Palestrante: Sociólogo e escritor italiano Domenico De Masi.

17h:Cidades Inteligentes: Papel da Indústria e da Sociedade Organizada.
Palestrantes: Representantes da Firjan, Sebrae e FGV Projetos.

18h: Encerramento.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s