DESAFIO ÁGORA RIO É APRESENTADO A REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Autor: Flávia David

Ágora 3Lançado no dia 9 de setembro, o Desafio Ágora Rio foi apresentado na manhã desta quinta-feira (18/09), no Palácio da Cidade, a representantes da sociedade civil, formadores de opinião, empresários, representantes de ONGs e movimentos culturais, e conselheiros da cidade. Em nove dias, o site já conta com 654 participantes e 132 propostas cadastradas.

Inédita plataforma colaborativa governamental para discussão de políticas públicas, a ferramenta exerce o papel de uma grande rede social voltada à discussão de propostas que venham a aprimorar as políticas públicas para o município do Rio de Janeiro. Como primeiro desafio, o cidadão está sendo convocado a debater o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A cada três meses será lançado um novo desafio, com temas importantes para o desenvolvimento da cidade. Para participar, basta que o interessado acesse o site http://www.desafioagorario.com.br, crie um perfil e faça suas sugestões.

ÁgoraA prefeitura ressaltou a importância da participação das comunidades na tomada de decisões do governo municipal. Para isso, as Naves do Conhecimento, coordenadas pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), terão papel fundamental na convocação dos moradores do entorno, com divulgação do desafio nos projetos e equipamentos dos locais. O programa também será divulgado entre os moradores de comunidades pacificadas.

– A população quer ser ouvida e essa proposta de integração vai possibilitar que a cidade interaja e se torne mais atuante. Um exemplo aconteceu durante o processo de escolha da marca “Rio 450”. Quando o processo foi integrado às Naves registrou-se a marca de 1.500 propostas em apenas uma semana – explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

O coordenador do Desafio Ágora Rio, Luti Guedes, afirmou que a convocação da população será reforçada em encontros que serão realizados em outros territórios populares, como universidades.Para ele, essa nova experiência de cidadania precisa transbordar a internet para o mundo real:

– Estamos muito felizes com a adesão das pessoas e com sua disposição para reconstruir a cidade ao lado da prefeitura. Apresentaremos a ferramenta à população através de eventos que realizaremos em localidades como Madureira, Alemão, Vila Aliança, Lapa e Méier. Queremos nos espalhar por toda a cidade e mostrar aos cariocas o quanto é importante sugerir ideias, uma vez que serão os principais beneficiados.

Ágora 2A iniciativa foi inspirada na Ágora grega, espaço público rodeado por mercados, feiras e prédios públicos, onde, além de compras, os cidadãos discutiam políticas na Grécia Antiga. O projeto da prefeitura tenta resgatar a participação do cidadão em uma política municipal inovadora, para construir uma cidade cada vez melhor.

Todos os desafios terão a mesma estrutura. A primeira etapa é a fase de proposição, na qual os participantes poderão dar suas ideias e discutir com os demais na plataforma. Nesta fase, todos os órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos com as sugestões estarão acompanhando as postagens e esclarecendo os cidadãos sobre o que já está sendo realizado e o que pode vir a se tornar concreto.

A segunda etapa é a discussão, onde serão realizados encontros presenciais para diálogo e troca de conhecimento entre os representantes da prefeitura e a população que participou do processo. Após esta fase, as ideias mais bem colocadas (os usuários poderão dar notas às suas preferidas) serão colocadas para votação popular.

Encerrada a escolha, será produzido um documento, de forma colaborativa, com as ideias e suas vertentes. Em seguida, a prefeitura fará análise de viabilidade das propostas. A última etapa do desafio será a apresentação das propostas que poderão ser adotadas. Nesta última etapa, a Prefeitura do Rio apresentará quais serão as medidas tomadas e lançará o novo desafio.

Para esse primeiro desafio dos legados olímpicos, as ideias poderão ser enviadas até o próximo dia 20 de outubro. A discussão destas propostas se iniciará imediatamente a seguir, se encerrando em 10/11. Na semana de 10 a 17/11 será realizada uma votação entre os usuários para definir as ideias que farão parte de um documento que será entregue ao prefeito Eduardo Paes em 4/12.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s