OFICINAS SOBRE CULTURA DO SKATE NA NAVE DO CONHECIMENTO DE IRAJÁ

coletivobrizabaixa

 

“Brasil, o País do Skateboard”. Com este título, a Nave do Conhecimento de Irajá promove, nos 3 próximos sábados de agosto, oficinas, palestras e workshops sobre a cultura do skate, um dos esportes e estilo de comportamento de maior expansão atualmente no país. A ação é fruto de parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) com o Coletivo Briza, organização social formada há mais de 10 anos na região do Grande Irajá com o objetivo de viabilizar espaços para a prática do skate. Os cursos vão ocorrer nos dias 16, 23 e 30 de agosto, de 9 às 12 horas e são direcionados para professores da rede pública de ensino, educadores físicos, oficineiros e instrutores de skate e educadores em geral. A Nave de Irajá fica na Praça da Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

O tema do sábado passado (16/AGO) foi “A Cultura do Skate”, abordando o poder transformador e mobilizador do esporte. História, influência na arte, lifestyle, moda, fotografia, cinema, arquitetura, entre outros. No dia 23, “Relação do Skate nos Espaços Públicos”. Como ocupar os espaços públicos abandonados ou subutilizados (praças, parques de skate) e criar intervenções artísticas por intermédio da prática do skate e arte.

No último sábado (30/AGO), o tema será “Relação Skatista e Profissionais de Educação Física e Prevenção de Acidentes”. Vai discutir o papel do professor e profissional de Educação Física no estímulo à prática do skate como atividade física e esporte. Um médico do esporte especializado em traumatologia falaria sobre os cuidados para diminuir o número de acidentes com os praticantes de skate, como aumentar a segurança e, assim, facilitar o processo de aprendizagem da prática da modalidade.

As ações dos três sábados serão celebradas no Festival “Briza Skate”, evento aberto ao público que contará com os participantes das oficinas e dos praticantes do esporte. Local e horário ainda a definir.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Datafolha revelou que existem mais de 4 milhões de domicílios brasileiros que possuem, pelo menos, um morador praticante de skate. Deste contingente, 8% são do sexo feminino e as maiores concentrações de praticantes estão na Região Sudeste, com 48%. Baseado nestes dados, o projeto “Briza Skate Oficinas, o país do skateboard” visa estimular a formação de novos disseminadores da cultura do skate, transferindo conhecimentos mais amplos sobre a potencialidade da modalidade na formação dos jovens.

O principal objetivo do projeto é ampliar o número de pessoas (profissionais de educação física, atletas ou ex-atletas) com conhecimento para ensinar para crianças e jovens a modalidade de skateboard de uma forma mais completa, pensando não somente no aprender a andar de skate.

Incialmente, o foco do projeto entre a SECT e Coletivo Briza é a Zona Norte do Rio de Janeiro, principalmente no entorno da região do grande Irajá (Irajá, Vila Cosmos, Vicente de Carvalho, Vista Alegre, Colégio e bairros adjacentes como Vila da Penha, Cordovil, Rocha Miranda e Coelho Neto). A parceria com a SECT, através da Nave do Conhecimento, surgiu por ser um local situado em um ponto estratégico do bairro de Irajá e por possuir estrutura de multimídia que acolhe o usuário ao mundo da tecnologia, dando-lhe acesso aos seus direitos como cidadão.

A metodologia pedagógica das ações segue o conceito de etapas divididas em palestras, oficinas e workshops com integrantes do próprio Coletivo Briza e também com especialistas que abordarão as técnicas do skate, assim como temas complementares relacionados diretamente ao esporte com a visão de cidadania que o projeto pressupõe. Buscando atender o conceito de estímulo teórico-prático, as etapas acontecerão no mesmo dia das aulas de skate (sábados), possibilitando uma transferência imediata para a prática do que se aprendeu na sala multimídia da Nave do Conhecimento.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s