PREFEITURA LANÇA “CIRCUITO OLÍMPICO” NAS NAVES DO CONHECIMENTO

Autor:Juliana Romar / Fotos: Renato Sette Camara

CIRCUITOA Prefeitura do Rio lançou, neste sábado (09/08), na Nave do Conhecimento do Parque Madureira, o projeto “Circuito Olímpico”, que levará diversas informações sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 a todas as oito Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade. A programação é gratuita e tem como objetivo engajar os cariocas no projeto olímpico. Durante o lançamento foi exibido o filme “Carruagens de fogo”, cujo tema relaciona os valores olímpicos, como amizade, espírito de equipe, respeito e liderança.

Fruto de uma iniciativa da Empresa Olímpica Municipal e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com o apoio do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, o “Circuito Olímpico” faz parte das comemorações dos 2 anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, celebrado no último dia 5 de agosto.

– Esse projeto tem uma mobilização social e cultural sobre os Jogos, que envolve tanto as transformações que a cidade vem sofrendo quanto o espírito olímpico. Além das informações no ambiente digital, teremos a exibição de filmes, e na próxima segunda-feira (11/08), realizaremos na Nave de Triagem a capacitação de mais de 100 profissionais que trabalham nas naves. Eles participarão de uma oficina que vai ensinar tudo sobre os Jogos e sobre o Programa de Voluntariado, para que possam ajudar os usuários e tirar dúvidas. E, a partir do dia 28 de agosto, as naves serão pontos de inscrição para os interessados em ser voluntários no período dos Jogos – explicou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

Todas as Naves do Conhecimento contam ambientes digitais, com informações, imagens e dados sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os destaques ficam por conta da Mesa da Comunidade, que leva informações sobre os locais das competições; da Nuvem do Conhecimento, que informa sobre as modalidades esportivas; da Parede do Conhecimento, com um mapa olímpico e diversos vídeos sobre o maior evento esportivo do planeta; além de uma galeria digital com três painéis com momentos olímpicos marcantes, a história de cada esporte e as transformações da cidade, suas obras e legado, como os BRTs Transoeste e Transcarioca, além de outros projetos de infraestrutura urbana.

CIRCUITO2Para engajar ainda mais os usuários desses equipamentos, cada computador ganhou um papel de parede com a inscrição “tudo o que você queria saber sobre os Jogos de 2016”. Além disso, o curso de inglês para Turismo oferecido nas naves passa a contar, a partir de agora, com aulas temáticas sobre a Olimpíada. Na aula deste sábado, na Nave de Madureira, houve o sorteio de três bolas de vôlei autografadas por atletas do time brasileiro feminino.

Além da unidade do Parque Madureira, o projeto também será levado para as Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Nova Brasília (Complexo do Alemão)e Triagem. Todos esses equipamentos contam com espaços comunitários de alta tecnologia que estão transformando para melhor a vida de milhares de moradores das zonas Norte e Oeste. Em 2 anos de existência, a rede das Naves já recebeu mais de 1,2 milhão de visitas e cerca de 100 mil pessoas cadastradas, com aproximadamente 9 mil alunos formados em seus vários cursos, que vão desde “Alfabetização Digital” a web design e robótica, transformando os bairros beneficiados em “Comunidades Inteligentes”.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s