NAVES DO CONHECIMENTO ABREM INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO 1º RIO MAPPING FESTIVAL

mapping_banner_02

Estão abertas até o próximo dia 10 de agosto, as inscrições para as oficinas do I Rio Mapping Festival (Festival Internacional de Video Mapping e Instalações Urbanas), a ser realizado de 20 a 24 do referido mês, em vários locais da cidade. Do dia 18 a 23, as Naves do Conhecimento vão oferecer cursos relacionados a uma das técnicas visuais mais inovadoras da atualidade, o video mapping, ou projeção mapeada, que consta da aplicação de imagens e luzes projetadas em estruturas, edifícios, monumentos ou qualquer superfície, onde o conteúdo interage com o objeto criando ilusões de ótica.

Serão oito oficinas distribuídas pelas Naves de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem. Os frequentadores desses espaços digitais comunitários vão aprender técnicas de animação sem roteiro prévio (Pixilation Freestyle ), Animapping (princípios básicos de animação), Audiovisual (do roteiro à finalização), Técnica de Projeção e Video Mapping (foco nos programas Modul8 e MadMapper), Video Mapping (princípios básicos e como utilizar seus softwares), After Effects (Conhecimentos gerais e ferramentas básicas), Técnica de Projeção e Video Mapping e Oficina Intensiva de Audiovisual.

As inscrições serão aceitas até as 23h59 do dia 10 de agosto (domingo). As vagas são limitadas e a divulgação dos selecionados será no dia 11 de agosto (segunda-feira). A produção do festival entrará em contato com os sorteados. Para confirmação de participação nas oficinas será obrigatório o preenchimento e envio de ficha cadastral. Maiores informações pelos sites http://www.riomappingfestival.com.br ou http://www.navedoconhecimento.org.br.

Festival: Entre os dias 20 e 24 de agosto, o Rio de Janeiro será tomado por exibições do 1º Rio Mapping Festival (Festival Internacional de Video Mapping e Instalações Urbanas), através de projeções video mapeadas de artistas de diversas partes do país e do mundo nas fachadas de prédios, monumentos, estruturas ou qualquer superfície disponível em áreas urbanizadas ou em comunidades carentes, criando uma forma lúdica de interação entre arte e os cariocas e visitantes da cidade. O Festival também vai promover exposição fotográfica em grandes dimensões e performances musicais de festas tradicionais do Rio. Abaixo, os perfis das oficinas nas Naves do Conhecimento.

OFICINAS DO 1º RIO MAPPING FESTIVAL 1 – PIXILATION FREESTYLE

Data: 18/ Agosto / 2014 (segunda-feira).

Horário: 10 às 17h (com pausa para almoço). Local: Nave do Conhecimento de Nova Brasília.

Endereço: Praça do Terço – Comunidade Nova Brasília (Complexo do Alemão).

Conteúdo: Uma câmera na mão, mil idéias no cérebro, fazendo animação sem roteiro prévio. Uma espécie de stop-motion usando os próprios participantes como “bonecos”.

Monitores: Zé Brandão e Thiago Facina, com auxílio de um aluno do Estúdio Escola de Animação.

2 – ANIMAPPING Data: 19 / Agosto / 2014 (terça-feira).

Horário: 10 às 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento de Irajá.

Endereço: Praça da Nossa Senora da Apresentação, s/nº.

Conteúdo: Modelagem básica, princípios da animação e ferramentas de animação básica. Monitor: Miller Neto.

3 – AUDIOVISUAL Data: 19 / Agosto / 2014 (terça-feira).

Horário: 10 as 17h (com pausa para almoço). Local: Nave do Conhecimento de Vila Aliança.

Endereço: Rua Antenor Côrrea, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral).

Conteúdo: Do roteiro a finalização passando por todas as fases de um filme independente.

Monitor: Paulo China 4 – TÉCNICA DE PROJEÇÃO E VIDEO MAPPING

Data: 20/ Agosto / 2014 (quarta-feira). Horário: 10 às 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento de Santa Cruz. Endereço: Rua Barão de Loreto, s/nº (Largo do Bodegão).

Conteúdo: Conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização da técnica em video mapping com foco nos programas Modul8 e MadMapper.

Monitor: Chico Abreu.

5 – VIDEO MAPPING

Data: 21/ Agosto / 2014 (quinta-feira).

Horário: 10 as 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento da Penha.

Endereço: Rua de Santa Engrácia (GREIP da Penha).

Conteúdo: Oficina básica de iniciação ao video mapping. Serão apresentados os conhecimentos técnicos necessários para realizar corretamente um projeto de video mapping e utilização de seus softwares. Monitores: Coletivo Telenoika – Omar Prole e Ricardo Cançado (Vj Eletroiman).

6 – AFTER EFFECTS

Data: 21 / Agosto / 2014 (quinta-feira).

Horário: 10 as 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento de Triagem.

Endereço: Condomínio Bairro Carioca (entrada pela Rua Bérgamo, 320)

Conteúdo: After Effects (O que faz?) / Introdução – interface – ferramentas básicas / Animacão de sólidos – position – scale – rotation – máscaras – loop / Efeitos básicos – combinando efeitos / Pre-compose – Parent – Puppet – Texto – Auto-trace / Trazendo um blue print – animação com máscaras / Simulando 3d e câmera / Efeitos de plugins – Partículas, Newton, Plexus, Form. Monitor: Vj Robson Victor

7 – TÉCNICA DE PROJEÇÃO E VIDEO MAPPING

Data: 22 / Agosto / 2014 (sexta-feira).

Horário: 10 as 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento de Padre Miguel.

Endereço: Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão.

Conteúdo: Conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização da técnica em videomapping, com foco nos programas Modul8 e MadMapper. Monitor: Chico Abreu.

8 – OFICINA INTENSIVA DE AUDIOVISUAL

Data: 22 e 23 / Agosto / 2014 (sexta-feira e sábado).

Horários: 10 as 17h (com pausa para almoço).

Local: Nave do Conhecimento de Madureira.

Endereço: Parque de Madureira (acesso pelo portão da Rua Manoel Marques).

Conteúdo: Primeiro dia (22/08): Introdução ao audiovisual: História do cinema / Linguagem cinematográfica / Gêneros cinematográficos / Documentário / Argumento e roteiro para um minidocumentário / Reunião de pauta / definição do tema / personagens / perguntas para as entrevistas / Definição da estrutura humana e técnica / Produção.

Monitor: Paulo China.

Segundo dia (23/08): Filmagem / montagem / finalização e exibição / Orientação para captação de áudio e vídeo com câmeras HDSLR e microfones externos / Captação de conteúdos em locações internas e externas / Abordagem e coleta de depoimentos / Video Logger / Decupagem dos conteúdos capturados / Montagem / Finalização.

Monitor: Paulo China.

INSCRIÇÕES: Até o dia 10 de agosto de 2014 (domingo), às 23h59. Vagas limitadas. Divulgação lista selecionados: 11 / Agosto / 2014 (segunda-feira). A produção do festival entrará em contato com os sorteados. Para confirmação de participação nas oficinas será obrigatório o preenchimento e envio de ficha cadastral.

Mais informações: Sites: Festival: http://www.riomappingfestival.com.br Naves do Conhecimento: http://www.navedoconhecimento.org.br

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s