NAVES DO CONHECIMENTO GANHAM SITE COM VISITA VIRTUAL 360º

Com o objetivo de tornar as Naves do Conhecimento mais conhecidas pela população carioca, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) criou um novo site que disponibiliza visita virtual 360º desses espaços comunitários de alta tecnologia instalados nos bairros de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem. Através do endereço http://www.pracadoconhecimento.org.br/novo/#/homepage, o morador pode conhecer todos os espaços digitais disponíveis e obter informações sobre os cursos e atividades que ocorrem nestes locais.

O projeto consta da implantação de uma rede de Naves do Conhecimento por toda a cidade, proporcionando à população carioca o acesso ao que existe de mais avançado em termos de cultura digital nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional. Pretende também facilitar a melhor integração entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando, inclusive, aos finais de semana. Atualmente, existem oito Naves do Conhecimento em funcionamento nas zonas Norte e Oeste, onde são ministrados mais de 15 cursos, que vão desde “Alfabetização Digital” a web design, inglês e robótica, entre outros.

Na visita virtual, o internauta identifica cada espaço e mobiliário tecnológico disponíveis, como a Recepção Digital, as Cavernas Digitais, a Galeria Multimídia, a Lan Table (Lan House), a Biblioteca Digital, a Sala de Produção de Conteúdo Digital, o Cinema ao ar livre, a Mesa da Comunidade, a Nuvem e a Parede do Conhecimento. Pode ainda acessar a lista dos cursos: Alfabetização Digital, Easy Steps, Intel Aprender (Tecnologia e Comunidade; Tecnologia e Trabalho, Tecnologia e Empreendedorismo), IT Essentials (Tecnologia de Informação e Comunicação de Dados), CCNA (Cisco Certified Network Associate), English Works (Curso de Inglês voltado ao turismo), Oficina de Blogs, Libras (linguagem dos surdos), Realidade Virtual e Educação, Repórter Cidadão etc.

No novo site, o cidadão também tem acesso às notícias e às agendas dos outros projetos da secretaria, como as Casas Rio Digital, Forsoft-Rio, Caravanas da Ciência, Internet Itinerante, Rio Smart City e Agentes Locais de Inovação (ALIs). Pode ainda acessar a programação dos filmes que passam nos cinemas ao ar livre às sextas e sábados, além dos vídeos produzidos nos cursos e sobre as Naves do Conhecimento.

Com apenas 2 anos de existência, os números refletem o sucesso do projeto junto à população: São mais de 1 milhão de visitas (março/2014), com o cadastro digital de 93 mil pessoas, aproximadamente, e mais de 6.900 alunos diplomados. A SECT desenvolve o projeto das Naves do Conhecimento em parceria com várias instituições públicas e privadas. A conectividade em banda larga é garantida pelo Instituto Embratel. Na Prefeitura, as parcerias são com o IplanRio, Instituto Pereira Passos, Centro de Operações Rio, Rio Filme e MultiRio.Os parceiros externos são as empresas Cisco, Intel, CCR, Jornal Extra, TV Globo, Projeto Portinari, P3D, Instituto Cultural Cravo Albin, The Sequoia Foundation, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Associação Comercial do Rio de Janeiro e as universidades federais UFF e UFRJ.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s