NAVE DO CONHECIMENTO DE TRIAGEM ABRE ESPAÇO DE DISCUSSÃO COM RENOMADO EDUCADOR PORTUGUÊS

Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano
AntónioO espaço de discussão “Aprendizagem para o 3º Milênio”, da Nave do Conhecimento de Triagem, foi aberto nesta quinta-feira (22/05) pelo historiador da Educação António Nóvoa, um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual. A palestra “Educação para o século XXI”, ministrada pelo historiador português, da Universidade de Lisboa, reuniu educadores, professores universitários e profissionais das oito Naves do Conhecimento da cidade, que debateram sobre a qualificação profissional e o aprendizado contínuo do professor.

– É um espaço muito interessante, onde podem estar aprendizagens do futuro, que incorporam as dimensões tecnológica e pedagógica. Além disso, incorpora a dimensão social, trazendo as comunidades para dentro desse debate da aprendizagem do conhecimento do século XXI. As Naves do Conhecimento dão um caminho importante para o futuro. Foi muito agradável participar desse encontro – disse Nóvoa.

António3Inaugurada no último dia 8, a Nave de Triagem tem três mil metros quadrados e será o centro de gestão do Projeto Naves do Conhecimento, com espaços para capacitação de jovens e adultos na área de Tecnologia da Informação, como também de professores da rede pública que queiram levar recursos do mundo digital para dentro da sala de aula ou realizar aulas nas salas multimídias existentes nas oito Naves em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto das Naves do Conhecimento consta da construção de uma rede desses espaços comunitários de alta tecnologia por toda a cidade, proporcionando à população carioca o acesso ao que existe de mais avançado em termos de cultura digital nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional. Ele pretende, ainda, facilitar a melhor integração entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando, inclusive, aos finais de semana. Atualmente, são ministrados mais de 12 cursos nestes locais, que vão desde “Alfabetização Digital” a curso de web design e robótica, transformando os bairros beneficiados em “Comunidades Inteligentes”.

António2jpg– A Nave foi pensada dentro de uma perspectiva de uma tecnologia humanista, uma sala de aula invertida onde o professor já não é um fornecedor de informações. As informações estão no mundo, estão na rede. Foi muito importante inaugurar na Nave de Triagem um caminho de debates sobre a nova escola com o Nóvoa – disse o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

Nóvoa está no Brasil como professor visitante da Universidade de Brasília (UNB) e veio ao Rio proferir palestras na PUC/RJ e na Nave do Conhecimento de Triagem. Veio acompanhado dos professores da UNB, Mauro Rabelo (pró-reitor de graduação), Fátima Brandão (diretora de Tecnologia), e Nara Pimentel (diretora de graduação á distância).

O coordenador da Nave de Triagem, Charles Siqueira, avaliou o encontro de hoje como positivo:

– O mais interessante foi mostrar que, de fato, as nossas cabeças têm de abrir para sermos capazes de absorver novas didáticas e novos procedimentos. Estamos falando de uma transformação de vida que é bem ampla. Nesse sentido, acho que educação é a palavra adequada para trabalhar com essa grandiosidade que é a transformação.

Em um ano e meio de existência, os números refletem o sucesso do projeto das Naves do Conhecimento. São mais de 1 milhão de visitas, com o cadastro digital de, aproximadamente, mais de 84 mil pessoas, com mais de 6.900 alunos diplomados. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), já existem oito Naves instaladas na cidade: Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s