MORADOR DE VILA ALIANÇA É AUTOR DE UMA DAS IDEIAS MAIS VOTADAS PARA O RIO 450 ANOS

Por: Christiane Odara

IMG_1673A Nave de Vila Aliança é só alegria. É de lá o autor da ideia “Ação de pintura de fachadas como forma de instigar a integração dos moradores do bairro” (presente escolhido entre as ideias mais votadas por júri popular) para a região 5 da cidade, que compreende os bairros de Guaratiba, Campo Grande, Santa Cruz e arredores. Morador de Vila Aliança e aluno do curso de alfabetização Digital da Nave, José Luiz Pereira (62), comemorou a escolha: “Pensei que ninguém iria ler minha ideia. Estou muito feliz, em saber que mais de três mil pessoas que votaram também pensam iguais a mim”, diz ao verificar que sua ideia teve um total de 3910 votos. “No aniversário da cidade, nada mais justo que o presente de nossa região seja um bem comum a todos nós”.

Seu José Luiz conta que entre idas e vindas reside há mais de 30 anos na zona oeste do Rio. “Sonho com uma cidade mais limpa, sem essa poluição visual que nos ronda”. “A revitalização com a contribuição de cada morador será importante para a conscientização, cada um colocando a mão na massa irá dar muito mais valor”. “Imagina uma Vila aliança toda pintada, colorida, vai parecer um bairro novo, vai ficar linda.”

O estudante conta que a Nave o fez dar um passo a frente. Após quase dez anos de seu primeiro contato com o computador, seu José resolveu investir novamente em seu sonho. E foi durante o curso, que o mesmo participou da “oficina de ideias”, e deixou sua sugestão. Ao todo mais de 1.485 pessoas participaram da campanha lançada pelo Comitê #Rio450Anos. Após a conclusão do primeiro módulo, o mesmo aguarda os próximos cursos para prosseguir.

— Pretendo continuar meus estudos, parar jamais! A Nave é um espaço maravilhoso, um grande presente pra todos nós. Aqui podemos estudar praticar, ter acesso à inclusão digital. Nem todo mundo tem computador em casa, eu mesmo não tenho e o acesso à tecnologia é um bem necessário, hoje em dia tudo é informatizado. Agradeço o carinho e a paciência da minha professora e de todos aqui. Antes eu me sentia isolado e hoje estou me inserindo nesse novo mundo, até minha ideia foi útil, estou muito contente pela oportunidade — conclui.

Para coordenar os preparativos e elaborar um calendário comemorativo, a Prefeitura criou o Comitê #Rio450, com o intuito de se inspirar o carioca e propor uma reflexão a respeito dos caminhos que o Rio deve percorrer rumo aos seus 500 anos. Os moradores abraçaram a ideia, enviaram suas sugestões e votaram nos presentes e eventos para comemorar o aniversário da cidade dia 1º de Março de 2015. As festas e presentes escolhidos “para todo o Rio” e por “regiões” estão disponíveis no http://www.rio450anos.com.br/. As comemorações começam ainda em 2014, no dia 31 de dezembro.

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

