MAIOR LABORATÓRIO DE BIG DATA DA AMÉRICA LATINA SERÁ INAUGURADO NO PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ

big-dataNo evento, prefeito assina acordo que viabiliza plataforma de serviço em nuvem para cidades inteligentes

A Prefeitura do Rio e a empresa de Tecnologia da Informação EMC assinam, nesta quarta-feira, às 14h, Acordo de Cooperação Técnica e Cientifíca para a viabilização de uma “Plataforma Inteligente para a Integração de Bases de Dados” de serviço em nuvem para cidades inteligentes. O acordo é parte do Programa Estratégico do Rio para criar e implementar tecnologias inovadoras e envolve investimento de R$ 4 milhões da EMC, via Lei de Informática PPB, e parceria com a UFRJ nas áreas de Machine Learning e Inteligência Artificial.

A assinatura do acordo vai ocorrer, nesta quarta-feira, durante cerimônia de inauguração do maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Big Data da América Latina. O Centro, localizado na Ilha do Fundão, no Parque Tecnológico da UFRJ, faz parte do invesitmento da ordem de US$ 100 milhões feito pela EMC no país nos próximos cinco anos.

Por meio deste acordo, a EMC vai colaborar com a cidade do Rio de Janeiro para empreender iniciativas conjuntas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e validação de plataformas de big data criadas pela empresa de TI. Esses projetos terão alcance e benefícios globais, ajudarão a tornar o setor de TI no Brasil um importante pilar para o desenvolvimento econômico e social e aumentarão a competitividade e a posição internacional do país no setor de tecnologia da informação.

O “Plataforma Inteligente para a Integração de Bases de Dados” vai ainda viabilizar a interação de bases de dados heterogêneas e aplicação de ferramentas de Analytics sobre o conjunto de dados em tempo real, na nuvem, trabalhando com o acúmulo que a Prefeitura já tem desenvolvido através do Rio Datamine, do Data.Rio e do trabalho desenvolvido pelo Projeto Pensa.

O Acordo de Cooperação Técnica será assinado pelo prefeito Eduardo Paes e pela presidente do Centro de P & D da EMC, Karin Breitmann, tendo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, como testemunha, cuja pasta trabalhou durante dois anos para a consolidação da parceria. Também participarão do evento o governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, o presidente mundial da Divisão de Enterprise e Mid-Range Storage da EMC, Brian Gallagher, e o presidente da EMC no Brasil, Carlos Cunha, entre outras autoridades.

Sobre a EMC: A EMC Corporation é líder global na capacitação de provedores de serviços e empresas em geral no sentido de transformar suas operações e fornecer TI como serviço. A computação em nuvem é essencial para essa transformação. Com produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seu bem mais valioso – a informação – com mais rapidez, confiabilidade e economia. A EMC iniciou suas vendas no Brasil em 1996, seguindo-se a fabricação e o P&D em 2008. Mais informações podem ser encontradas em brazil.EMC.com

 

Evento: Inauguração Centro de P&D em Big Data da EMC

Data: 14 de maio de 2014

Horários: 13h: Coletiva de imprensa e visita técnica ao Centro de P&D da EMC.

14h: Cerimônia de inauguração do Centro e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Local: Centro de P&D em Big Data da EMC (Parque Tecnológico da UFRJ).

Endereço: Rua Paulo Emidio Barbosa, 485 – Quadra V, Lote 4 – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro/RJ.

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s