ASTRÔNOMOS DO PLANETÁRIO MOSTRAM O CÉU DE MADUREIRA PARA OS FREQUENTADORES DA NAVE DO CONHECIMENTO

planetariolunetaemenino_baixaNesta quinta-feira à noite (08/maio), astrônomos do Planetário da Gávea vão interagir com os moradores de Madureira levando seus telescópios para a Nave do Conhecimento. Do espaço comunitário de alta tecnologia, vão observar as estrelas, a lua e os planetas Marte, Jupíter e Saturno, estes dois últimos visíveis nesta época do ano em dia de lua crescente. A “observação guiada” faz parte do projeto “Luneta na Rua” e será transmitida no telão do cinema ao ar livre.

Na ocasião, a Fundação Planetário assina convênio com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia disponibilizando todo o seu acervo para a rede de 8 Naves do Conhecimento. Antes, na sala multimídia, haverá palestra para os professores do Ensino Fundamental abordando as fases da lua, estações do ano, eclipses, características dos planetas e luas, como nascem, vivem e morrem as estrelas, como o universo surgiu, etc.

O “Luneta na Rua” é um projeto da Fundação Planetário, baseado no “Luneta na Laje” que leva profissionais da astronomia e observação do céu às comunidades pacificadas do Rio. Os moradores têm a oportunidade de aprender mais sobre os astros, estrelas e constelações. Assim também acontece no “Luneta na Rua”, mesmo aparato, porém não mais restringindo apenas às comunidades.

planetariolunetaemeninasPara guiar a atividade, os astrônomos do Planetário darão orientações e instruções durante a observação, além de esclarecer dúvidas e curiosidades dos frequentadores da Nave do Conhecimento. O público, cuja abrangência etária é ilimitada, também poderá observar e identificar as principais constelações visíveis no horário do evento. A observação depende das condições meteorológicas. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, o evento será adiado para data ainda a ser definida.

Das 17h30 às 18h30, o astrônomo da Fundação Planetário, Luis Guilherme Haun, fará palestra sobre os temas principais da Astronomia. Para aprofundamento no assunto, as apostilas fornecidas pelo Planetário serão inseridas nos laptops da Sala Multimídia para facilitar a pesquisa por parte dos professores da rede pública municipal.

Após a palestra, em frente à Nave, haverá a cerimônia de assinatura do convênio de parceria entre a SECT e a Fundação Planetário, com as presenças do Secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e do Presidente do Planetário, Celso Cunha. Às 19h se inicia a observação telescópica do céu com explicações dos astrônomos do Planetário Paulo Cesar Rodrigues Pereira, Luis Guilherme Haun e Jorge Marcelino dos Santos Junior.

A “Nuvem do Conhecimento”, telão touch screen que armazena todo o conteúdo disponível nas Naves, vai disponibilizar o acesso ao site do Planetário para pesquisas ou, simplesmente, consultas de curiosidades (http://www.planetariodorio.com.br/). Através de painéis com textos e fotos, a Galeria Digital vai contar a história dos 50 anos do Planetário do Rio.
Evento: Projeto “Luneta na Rua” na Nave do Conhecimento de Madureira

Data: 08 de maio de 2014 (quinta-feira).

Horário: 17h30 às 20h.

Local: Parque de Madureira (Portão de acesso em frente à Rua Manuel Marques).

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s