SECT E PASTORAL DO MENOR AMPLIAM PARCERIA NAS CASAS RIO DIGITAL

salacomtodomundoCom o objetivo de ampliar a parceria entre a Prefeitura e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e integrantes da Pastoral do Menor visitaram, na última sexta-feira, a sétima Casa Rio Digital aberta em ação conjunta entre as duas instituições. A 32ª CRD da cidade funciona na Paróquia de Nosso Senhor do Bonfim, na comunidade Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte. Em nome do cardeal Dom Orani Tempesta, que está em Roma, o Padre Aldo de Souto, assessor eclesiástico da Pastoral, abençoou o local que beneficiará crianças, jovens e a terceira idade com cursos na área de tecnologia da informação.

Cordovil se soma aos demais bairros das zonas Norte e Oeste que possuem Casas Rio Digital geridas pela SECT e a Pastoral, como Gardênia Azul, Campinho, Paciência, Parada de Lucas, Manguinhos e o ônibus digital “Passaporte da Cidadania”. Com esta ação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia atende decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial da semana passada, determinando que os órgãos públicos municipais façam parceria com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro nos trabalhos de inclusão digital da população de baixa renda, como o ônibus digital “Passaporte da Cidadania.

A SECT adaptou seu projeto das “Casas Rio Digital” ao “Passaporte da Cidadania” e equipou um ônibus itinerante com 10 laptops, impressora, projetor e telão para acesso à internet, além de oferecer cursos e exibição de vídeos. Os cursos têm metodologia pedagógica adaptada à realidade da população de rua.

Nas demais Casas Rio Digital podem ser feitas inscrições para oficinas de “Alfabetização Digital” e para os cursos do Programa “Intel Aprender”: “Tecnologia e Comunidade”, para aprendizes com pouco conhecimento em informática, e “Tecnologia do Trabalho”, para quem apresentar nível intermediário de conhecimentos no mundo virtual. Outro curso é o IT Essentials, de programação de computadores, da Cisco, empresa parceira do projeto.

O “Alfabetização Digital” é direcionado para quem ainda não utiliza o computador em seu cotidiano. As aulas vão desde identificar cada peça do computador, a como acessar a internet e navegar no mundo virtual utilizando as ferramentas disponíveis. As atividades e projetos executados nos cursos “Intel Aprender” envolvem o tema comunidade e priorizam a utilização do computador como ferramenta profissional. A idade mínima para fazer os cursos é de 12 anos e menores de 18 tem que apresentar documentação dos responsáveis.

O programa Intel Aprender procura desenvolver nos jovens o pensamento crítico, a disposição para o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. O conteúdo do programa explora as ferramentas tecnológicas a partir de atividades e projetos adaptados às realidades das comunidades onde moram os alunos.

As Casas Rio Digital são espaços de capacitação on-line e presencial distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro e que já formaram, em 150 cursos realizados, mais de 2.600 alunos em um período de 4 anos. São equipados com microcomputadores e equipamentos multimídias, conectados à internet em banda larga, utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias. Os espaços também podem ser utilizados pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e lazer.

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s