NAVE DO CONHECIMENTO DE VILA ALIANÇA GANHA VÍDEO, ALBUM DE FOTOS E BOLO EM SEU 1º ANIVERSÁRIO

1° Aniversário de Vila Aliança_110214 054Cerca de 200 moradores, alunos e funcionários da Nave do Conhecimento de Vila Aliança, junto com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, comemoraram, hoje (11/fev), o primeiro aniversário do espaço digital de alta tecnologia instalado na comunidade situada na divisa dos bairros de Bangu e Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.

A Nave, que leva o nome do ativista negro Abdias do Nascimento, ganhou de presente um vídeo contando a história de seus 12 meses de existência, um book virtual com fotos retratando seus principais personagens e um bolo de três metros de extensão. Após o tradicional “Parabéns pra você”, cantado em inglês pelos alunos do curso ministrado na Nave, e em português, por toda a platéia, grupos de jovens exibiram números de dança, grafite e exibições de skate.

1° Aniversário de Vila Aliança_110214 031Nascido e criado em Vila Aliança, o vice-prefeito narrou conversa que teve com o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. “Eu disse que aqui em Vila Aliança estamos fazendo a mão invertida. Primeiro trazendo avanços sociais, como a Nave do Conhecimento, creche, escola, área de lazer, pista de skate. Ele sempre ressalta que não adianta entrar só com as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora)”. Adilson Pires lembrou ainda que a construção da nave foi uma promessa do prefeito Eduardo Paes e que o projeto deu tão certo que está ocupando a cidade. “Ele cumpriu com o prometido e o secretário Franklin Coelho está fazendo uma revolução tecnológica no Rio de Janeiro”, disse.

1° Aniversário de Vila Aliança_110214 076Acompanhado da professora Maria Helena Cautiero, uma das idealizadoras do projeto, o secretário agradeceu a receptividade da população local. “ A Nave criou uma ambiência tecnológica na comunidade, preparando seus moradores para o mercado de trabalho e para a vida. Eles a acolheram e fizeram-na decolar”. Padre Marcio, da Paróquia do Menino Jesus de Praga, abençoou o local.

Em um ano de existência, a Nave recebeu mais de 105 mil visitas, formando, aproximadamente, 500 alunos nas 90 turmas de cursos de inserção em tecnologias da informação. Já possui o cadastro de 3.811 moradores interessados em cursos e em usufruir dos serviços que os equipamentos do mundo virtual oferecem.

O espaço digital se transformou ainda em opção de lazer aos finais de semana. O cinema ao ar livre, por exemplo, realizou 41 exibições de filmes em seu telão digital na fachada da Nave. Mais de 2.500 expectadores assistiram a filmes que foram do desenho animado ao documentário, passando ainda pela transmissão de eventos, como o Rock in Rio, reinauguração do Maracanã e inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, entre outros. Cerca de 850 alunos da rede municipal de Educação visitaram a Nave e conheceram o mundo virtual e suas aplicações no mundo da Educação.

1° Aniversário de Vila Aliança_110214 002A Nave de Vila Aliança foi o sétimo espaço de alta tecnologia inaugurado no município e faz parte do programa “Rio Digital 15 Minutos”, lançado pelo prefeito Eduardo Paes no início de 2013, que consta da construção de uma rede de Naves do Conhecimento por toda a cidade, garantindo que exista um desses espaços comunitários digitais em um raio de pelo menos 1,5 quilômetro. Serão mais 40 unidades até 2016.

O “Rio Digital 15 Minutos” é uma ampliação do projeto “Praças e Naves do Conhecimento”, coordenado pela SECT. Os espaços digitais promovem oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia, entre outros. É dotada de sala de produção de conteúdo, biblioteca virtual e áreas de lazer.

A Nave de Vila Aliança atua em rede com as de Santa Cruz, a do Parque de Madureira, a de Irajá, a da Penha e com as Praças do Conhecimento de Padre Miguel e de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, funcionando, inclusive, aos finais de semana: terça a sábado, das 9 às 21h. Domingo, das 9h30 às 16h30.

 

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s