PASTORAL DO MENOR HOMENAGEIA SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

pastoralcombeltrameeziraldo (2)O secretário municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), Franklin Coelho, recebeu, nesta quarta-feira (11/Dez), homenagem da Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro em “reconhecimento e gratidão por seu apoio às atividades de promoção social e humana de crianças e adolescentes em situação de risco”. O secretário recebeu um troféu com os dízeres acima após missa na Catedral Metropolitana presidida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. Também receberam a homenagem o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o cartunista Ziraldo.

Há cerca de dois anos, a SECT firmou parceria com a Pastoral do Menor para atuação em áreas carentes e atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco. Neste período, A SECT e a Pastoral inauguraram cinco “Casas Rio Digital” (CRD) em comunidades da cidade do Rio de Janeiro. As CRDs são espaços de capacitação on-line e presencial e, atualmente, 25 estão em funcionamento, equipados com microcomputadores e equipamentos multimídia, conectados à internet em banda larga, utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de alfabetização digital, tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias. As “Casas Rio Digital” tem acordo de cooperação técnica com as empresas Intel e Cisco.

Os espaços também podem ser utilizados pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e lazer. Os locais beneficiados pela parceria foram comunidades na Gardênia Azul (Jacarepaguá), Campinho, Paciência, Parada de Lucas e Manguinhos. Nesta última, a CRD fica na área mais carente da comunidade, conhecida como Mandela II, e foi batizada com o nome do Papa Francisco, que visitou o local quando da realização da Jornada Mundial da Juventude, em julho deste ano.

pastoralcomtodos (1)Outra iniciativa da parceria foi a concretização do Projeto “Passaporte da Cidadania”, que consta de um ônibus itinerante que utiliza a tecnologia da informação e a cultura digital como fator de sedução para retirar crianças e jovens das ruas, principalmente os usuários de crack. A SECT dotou o “Ônibus Digital” com uma sala com 10 computadores, impressora, projetor e telão para acesso à internet, cursos e exibição de vídeos. Os cursos tem sua metodologia pedagógica adaptada à realidade da população de rua. A meta inicial é atender, em um período de dois anos, cerca de 200 pessoas e suas famílias.

Após a missa e a entrega dos prêmios, os homenageados, membros da Pastoral do Menor, da Arquidiocese e crianças assistidas pelas CRDs se confraternizaram em um coquetel realizado no subsolo da Catedral.

 

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s