SECT e SEBRAE/RJ entregam certificados a Agentes Locais de Inovação

franklinsebraebolsa2Jovens vão trabalhar durante dois anos com cinco mil pequenas empresas em todo o município, incentivando a adoção de práticas inovadoras

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia entrega, nesta quarta-feira (29/maio), a 128 jovens, certificados de Agentes Locais de Inovação (ALIs), novo programa desenvolvido pela Prefitura do Rio e pelo Sebrae/RJ. Após um treinamento que durou dois meses, 100 desses jovens serão selecionados para atuarem durante dois anos junto a cinco mil pequenas empresas dos mais diversos segmentos no município, incentivando a adoção de práticas inovadoras e orientando as empresas para que invistam em uma gestão mais eficaz e sustentável.

Os agentes serão bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e receberão mensalmente R$ 3 mil, mais uma ajuda de custo mensal de R$ 600. A solenidade de entrega dos certificados será realizada no Palácio da Cidade, com transmissão para empresários nas Praças e Naves do Conhecimento localizadas em Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Madureira, Irajá, Penha e Nova Brasília (Complexo do Alemão). No palácio estarão presentes o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho; o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; e o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez.

O Programa – A partir de junho, serão realizados encontros para apresentação do programa às empresas do município. Simultaneamente, os agentes farão uma primeira visita às empresas que aderirem, para realizar um diagnóstico completo do negócio em relação à gestão e inovação. Junto com cada empresário, eles vão elaborar um plano de ação, com atividades a serem desenvolvidas ao longo dos dois anos do projeto. Este plano será implementado sob a responsabilidade da empresa, com o acompanhamento e orientação do agente local.

Os agentes também vão poder contar com a infraestrutura das duas Praças e das cinco Naves do Conhecimento, além das 25 Casas Rio Digital espalhadas pela cidade, dotadas de tecnologia da informação, para realização de workshops, palestras, eventos e outras ações necessárias para tornar as pequenas empresas mais eficientes, em um mercado cada vez mais exigente em inovação e sustentabilidade.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, o projeto vai identificar os arranjos e as cadeias produtivas locais e, através da tecnologia e da inovação, integrá-los ao mercado. “Vamos criar condições para este salto”, disse ele, lembrando do considerável índice de fechamento dessas empresas, justamente por não conseguirem assimilar e acompanhar o desenvolvimento tecnológico nos negócios.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, o programa contribui para o aumento da competitividade dos pequenos negócios. “O ALI ajuda a desenvolver ideias, a olhar as iniciativas em andamento e as experiências inovadoras ainda não mapeadas de cada empresa. A mentalidade e o DNA da inovação ganham o apoio presencial de um profissional preparado para isso – explica Vasquez.

Evento: Solenidade de entrega de certificados para Agentes Locais de Inovação (ALIs).

Data: 29 de maio de 2013 (quarta-feira)

Horário: 10h.

Local: Palácio da Cidade ( Rua São Clemente, nº 360 – Botafogo – Zona Sul do Rio de Janeiro.

Maiores Informações: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia: (21) 2976 7397 / 8909 1547 / Wilson França (wilfranca@hotmail.com)

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RJ: (21) 2212.7978 / 7972 / 8762.7570

Maria Teresa Carneiro (mcarneiro@sebraerj.com.br) ou Renata Monteiro (rmonteiro@sebraerj.com.br)

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s