UM PRESENTE DE NATAL PARA OS MORADORES DA PENHA: “NAVE DO CONHECIMENTO” JORNALISTA JOELMIR BETING

Nave da Penha (Joelmir Betting) 009 sem dataNave da Penha (Joelmir Betting) inauguração 062Espaço comunitário de alta tecnologia foi inaugurado no dia 24 de dezembro

Dotada com o que existe de mais moderno em tecnologia da informação, a Nave do Conhecimento da Penha será inaugurada nesta segunda-feira (24/Dez), e vai se chamar Joelmir Beting (1), jornalista econômico morto no final do mês passado. O Prefeito Eduardo Paes e os secretários municipais de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, de Obras, Alexandre Pinto, e o presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Riourbe), Armando Queiroga, participam da solenidade de abertura do local, às 10h, na Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha), Zona Norte.

Com traços de inovação urbanística, a Nave foi projetada com espaços multiuso e interativos, oferecendo inúmeras opções de cursos, pesquisas, visitas virtuais e lazer aos frequentadores. Vai promover oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia, entre outros. É dotada de sala de produção de conteúdo, biblioteca virtual e áreas de lazer. A SMO, através da Riourbe, coordenou a construção da Nave, que terá sua gestão feita pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT).

Em homenagem a um morador ilustre da região, a sala multímídia da Nave vai se chamar Professor João Gonçalves Lima Filho (2), profundo conhecedor da história da Leopoldina e adjacências, falecido em 2004. A Nave da Penha junta-se a de Santa Cruz, a do Parque Madureira, a de Irajá e às Praças do Conhecimento de Padre Miguel, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), e a do Bairro Carioca de Triagem. A próxima a ser inaugurada, no início de 2013, será a de Vila Aliança, na Zona Oeste.

Estes espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como um complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Facilitam a melhor integração entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando em tempo integral, inclusive nos finais de semana.

A proposta é facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio das novas tecnologias. Além disso, é um projeto de inclusão digital, permitindo acesso a internet e ferramentas de ensino a distância. O acesso de banda-larga a internet permite consultar revistas, livros, conteúdos e demais acervos de bibliotecas de outas instituições nacionais e internacionais, funcionando como uma Biblioteca Digital, promovendo de forma irrestrita a universalização do conhecimento.

Evento: Inauguração Nave do Conhecimento da Penha, jornalista Joelmir Beting

Data: 24 de dezembro de 2012 (Segunda-feira).

Horário: 10 horas.

Local: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha – Zona da Leopoldina).

1 – Joelmir Beting: Um dos mais renomados jornalistas econômicos do país, Joelmir Beting era sociólogo por formação, mas se dedicou ao jornalismo desde a adolescência, quando estreou na rádio de Tambaú, sua terra natal, no interior de São Paulo, aos 15 anos. Em São Paulo, iniciou carreira como repórter esportivo nos jornais O Esporte e Diário Popular. Depois foi para o jornalismo econômico e trabalhou nos principais veículos de comunicação do país, como TVs Globo, Globonews, Bandeirantes e Record, jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo e rádios Jovem Pan, Bandeirantes, CBN, entre outros. Escreveu os livros “Na Prática a Teoria é Outra” e “Juros Subversivos”. Nasceu em 21 de dezembro de 1936 e morreu em 29 de novembro de 2012.

2 – João Gonçalves Lima Filho: Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira e funcionário da Secretaria Municipal de Fazenda durante 42 anos, João Lima morou toda sua vida em Ramos, sendo um dos fundadores da Sociedade dos Amigos do bairro e membro do Rotary Clube e do Colégio Brasileiro de Genealogia. Colaborou na criação de vários clubes e blocos carnavalescos da região da Penha e se especializou na história dos bairros dessa localidade, definindo as datas dos aniversários de Ramos, Bonsucesso, Penha, Penha Circular e Braz de Pina. Nasceu em 26 de maio de 1921 e faleceu em 28 de outubro de 2004.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s