SECT E SEBRAE/RJ lançam Projeto “Agentes Locais de Inovação”

Empresários farão cursos nas Praças e Naves do Conhecimento e nas Casas Rio Digital

Utilizar as Praças e Naves do Conhecimento e as Casas Rio Digital para promover a cultura da inovação e da tecnologia nas pequenas empresas do Rio de Janeiro. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e o Sebrae/RJ lançaram hoje (16/Out) o projeto “Agentes Locais de Inovação (ALI)” na Cidade do Rio. Agentes selecionados pela SECT e pelo Sebrae utilizarão a infraestrutura destes locais, dotados de tecnonologia da informação, na realização de workshops, palestras, eventos e outras ações necessárias para tornar as pequenas empresas mais eficientes em um mercado cada vez mais exigente em termos de inovação e sustentabilidade. A capacitação dos pequenos empresários levará em conta todo o processo da cadeia produtiva, como matéria-prima, processos e gestão.

Durante dois anos, estes agentes vão acompanhar 1.500 pequenas empresas cariocas nos segmentos de hotelaria, comércio atacadista de tecidos, materiais de construção e maquinismo, de matérial elétrico, eletrônico e eletrodoméstico, instituto de beleza e cabeleireiro, material óptico, fotográfico e cinematográfico, instalações elétricas, gás , hidraúlicas e sanitárias e casas de diversões. Os proprietários destes estabelecimentos vão utilizar as praças e naves do Conhecimento e as 12 Casas Rio Digital para cursos e pesquisas na área de inovação.

O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, disse que amanhã (quarta-feira), esta ação já será executada na Praça do Conhecimento de Padre Miguel e nas Naves do Conhecimento de Madureira, Irajá e Santa Cruz. De 9h30 às 11h e de 14h às 16h, em Madureira e Irajá, serão oferecidas consultorias coletivas tecnológicas com os temas “TI Verde e a destinação de resíduos eletrônicos: ganhos econômicos e ambientais” e “Alimentos Seguros: boas práticas na manipulação de alimentos”. Já em Padre Miguel e Santa Cruz, nos horários de 9h às 11h e de 14h30 às 16h, acontecerão palestras com os temas “Inovando com sustentabilidade” e “Internet como ferramenta de negócios sustentáveis”.

As inscrições podem ser feitas na Praça do Conhecimento de Padre Miguel (Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão) e nas Naves do Conhecimento: Santa Cruz (Rua Barão de Loreto, s/nº – Largo do Bodegão); Madureira (Parque de Madureira); Irajá (Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº).

O lançamento do “Agentes Locais de Inovação ” ocorreu durante a abertura da “Semana Sebrae de Tecnologia e Inovação”, em um hotel de Copacabana, na Zona Sul do Rio. No paínel “Cidades em rede e sustentabilidade digital”, Franklin Coelho apresentou o projeto ao público, junto com membros do Sebrae/RJ: o presidente do Conselho Deliberativo, Jésus Mendes, do diretor de Produtos e Atendimento, Armando Clemente, e do diretor de Desenvolvimento, Evandro Peçanha.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s