Secretaria de Ciência e Tecnologia participa da Rio Info 2012

SECT participa dos temas “Tecnologia e Sociedade” e “Cidades Inteligentes”

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) é uma das instituições de destaque do 10º Rio Info, principal evento brasileiro na área de Tecnologia da Informação, que está sendo realizado em São Conrado. Com o eixo temático centrado em “Tecnologia e Sociedade”, o secretário Franklin Dias Coelho vai coordenar o ciclo de palestras sobre “Cidades Inteligentes”, que ocorre durante todo o dia desta quarta-feira (05/09).

Logo pela manhã, às 10h, a assessora especial da SECT, professora Maria Helena Cautiero, fará palestra sobre “Cidades Inteligentes e a Ciência e a Tecnologia”. Às 10h45, sob o tema “Gestão Governamental e Dados Abertos e Públicos”, um dos coordenadores do Rio Apps, Ricardo Bastos, falará do concurso promovido pela SECT que premiou 12 aplicativos para uso da população carioca. Para a criação desses aplicativos, os desenvolvedores tiveram que utilizar informações sobre a cidade do Rio de Janeiro disponíveis na base de dados pública http://riodatamine.com.br.

Às 12h15, os dois vencedores do “Rio Apps” apresentarão os seus aplicativos. André Ikeda falará do “Buus”, software que oferece aos passageiros de ônibus informações em tempo real sobre a localização e lotação dos coletivos que circulam pelo Rio de Janeiro. Em seguida, Sandro Raphael apresentará ao público o “Pacificados Web & Mobile”, um serviço de classificados para os moradores das comunidades pacificadas no município carioca.

Às 15h, o assessor da Sect, André Dargains, sob o tema “Tecnologia e Sustentabilidade”, fará um balanço do “Living Labs Global Award 2012”, a maior competição entre cidades na busca de soluções para os principais problemas urbanos. O fórum de discussão e a premiação foram realizadas no início de maio, no Rio de Janeiro, e teve a Secretaria de Ciência e Tecnologia como principal parceiro nacional.

Logo após, seguindo o tema “Inovação Tecnológica e Renovação Urbana”, o analista de sistema Daniel Japiassu, e o arquiteto da Empresa Municipal de Urbanização (Riourbe), Dietmar Starke, apresentarão para o público o projeto da Praça e Naves do Conhecimento, espaços comunitários digitais de criatividade, inovação e interatividade que a Prefeitura construiu em Santa Cruz, Padre Miguel e Madureira.

Em sua 10ª edição no Rio de Janeiro e 3ª em Portugal, o Rio Info escolheu quatro temas para discussão: Negócios (Empresarial), Inovação (Empreendedorismo e Gestão), Tecnologia (Informativo e Técnico) e Sociedade (Interesse Geral). O evento reúne empresários e profissionais da área interessados em novas oportunidades de mercado e ainda acadêmicos e gestores em busca de troca de experiências e aprofundamento no tema.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s