Ciência e brincadeira no Macacos

Jonatan Soares tem apenas 11 anos, mas já sabe como funciona uma hidrelétrica. Curiosidades que despertam o interesse de crianças e adultos podem ser observadas na Caravana da Ciência, um centro itinerante de experimentos que, através de jogos e brincadeiras, tenta exemplificar conceitos de física e química para leigos. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, fica até hoje na Vila Olímpica de Vila Isabel, ao lado da UPP Macacos, e conta com o apoio da UPP Social.

A caravana é uma espécie de minifeira para promover o gosto pelo conhecimento científico em forma de brincadeira e mostrar que a ciência pode ser bem divertida e está nas nossas tarefas diárias, mas muitas vezes não nos damos conta disso. “Queremos popularizar o tema”, explica Carlos Antônio da Silva, da SECT. “Muitas crianças já vão chegar à escola com empatia pelo assunto”, completa.

Uma delas será Yasmin Nascimento, de 9 anos. A menina ficou encantada quando descobriu como funciona uma antena parabólica que propaga o som. “A minha voz entra desse lado e minha amiga escuta lá longe. Parece mágica!” Yasmin e outras crianças também podem descobrir como funciona um cinema e observar as estrelas em um planetário inflável montado no local.

A equipe de monitores e professores é treinada para traduzir, por meio de experimentos, o funcionamento das coisas, das mais simples às mais complexas. Sebastião Barros explica que, como a maioria dos experimentos é feita de sucata, as crianças ficam mais interessadas. “Elas olham um instrumento feito de pedacinhos de madeira ou lata e pensam: ‘isso aqui eu tenho lá em casa e dá esse efeito legal! Vou tentar fazer também!’”, diz, entusiasmado com a repercussão da caravana. Para o professor, levar aos jovens os conceitos de ótica, magnetismo e acústica é fundamental para facilitar o entrosamento do aluno com o tema mais tarde, durante o Ensino Médio.

Fonte: http://www.uppsocial.com.br

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s